Prefeito veta lei que diminuía para 60 anos gratuidade no transporte público

Hoje, quem tem mais de 65 anos não paga

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Hoje, quem tem mais de 65 anos não paga

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), vetou integralmente projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que garante gratuidade do vale transporte para idosos com idade igual ou superior a 60 anos. O Executivo elencou os motivos pelo qual não pôde sancionar o texto.

Entre eles está a falta de estudo do impacto que a medida traria ao valor da passagem para o restante da população, bem como o desequilíbrio contratual. Além disso, publicação no diário oficial desta quarta-feira (3) destacou que o estatuto do idoso já garante a gratuidade aos que têm mais de 65 anos.

Em Campo Grande, o transporte gratuito é regulamentado pelos decretos 10.535 de 3/07/2008 e 12.689 de 11/08/2015. Decreto 10.535/08: Art. 4º São beneficiados de isenção tarifária os cidadãos que comprovadamente tenham idade superior a 65 anos.Prefeito veta lei que diminuía para 60 anos gratuidade no transporte público

No contrato de concessão do serviço (concorrência n. 082/2012) é previsto na Clausula Terceira, item 3.4 e subitem 3.4.1, que novas gratuidades “devem indicar a fonte de recurso para o seu custeio”, de forma a garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Antes de vetar, o prefeito ouviu a procuradoria jurídica e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O texto, de autoria dos vereadores Valdir Gomes e Dharleng Campos, ambos do PP, é autorizativo, ou seja, apenas autoriza o Município a colocar a ideia em prática, não há obrigação. 

Conteúdos relacionados

projetos
bíblia