Confira: TRE-MS divulga lista de mesários convocados para as eleições 2018

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) começou a divulgar os nomes dos mesários convocados para as eleições de outubro de 2018. Em Campo Grande, segundo a corte, foram disponibilizadas 1.076 vagas e a relação completa de voluntários, dividida por zona eleitoral, deve ser anunciada por completo nos próximos dias. Neste ano, conforme anunciou o TRE-MS, a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Confira: TRE-MS divulga lista de mesários convocados para as eleições 2018
(Foto: divulgação/TSE)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) começou a divulgar os nomes dos mesários convocados para as eleições de outubro de 2018. Em Campo Grande, segundo a corte, foram disponibilizadas 1.076 vagas e a relação completa de voluntários, dividida por zona eleitoral, deve ser anunciada por completo nos próximos dias.

Neste ano, conforme anunciou o TRE-MS, a convocação dos voluntários também deve ser feita por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Antes disso, o contato com os eleitores escolhidos será feito por e-mail e, por último, por ligações telefônicas.

O uso dessas ferramentas não muda a possibilidade de convocação por cartas, que serão usadas a critério do juízo eleitoral. A confirmação do recebimento por mensagem eletrônica deverá ser feito em até três dias úteis, implicando pleno conhecimento das respectivas obrigações eleitorais por parte dos mesários.

Para ser voluntário, de acordo com o TRE-MS, necessário que o eleitor tenha mais de 18 anos, não ser candidato ou fazer parte da diretoria executiva de partidos políticos, além de não desempenhar cargos de confiança no Executivo, ser autoridade ou agente policial.

Vantagens

Além de contribuir para que a corrida eleitoral tenha mais transparência, mesários voluntários têm direito a dois dias de dispensa do serviço, seja ele público ou privado, por cada dia trabalhado nas eleições e nos treinamentos, sem prejuízo do salário ou qualquer benefício, conforme disposto na Lei das Eleições.

O eleitor voluntário também terá direito a auxílio alimentação do dia da eleição, prevista para o dia 7 de outubro, com possível segundo turno em 28 de outubro, certidão de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Para alunos de Faculdades e Universidades as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular, além de servir como critério de desempate em concurso público, quando estabelecido no edital.

Inscrições podem ser feitas pelo portal do TRE-MS, na sessão Mesário Voluntário. A relação parcial dos convocados pode ser conferida clicando neste link.

Conteúdos relacionados

projetos
bíblia