Alckmin muda tom e defende mestrado e doutorado gratuitos
O candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou na noite de sexta-feira (10) ser favorável à cobrança de mensalidade na pós-graduação em universidade pública apenas de cursos de especialização, não de mestrados e doutorados. Há dez dias, em entrevista à Globonews, o tucano havia sido mais categórico ao falar de ensino superior pago. “O primeiro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou na noite de sexta-feira (10) ser favorável à cobrança de mensalidade na pós-graduação em universidade pública apenas de cursos de especialização, não de mestrados e doutorados.
Há dez dias, em entrevista à Globonews, o tucano havia sido mais categórico ao falar de ensino superior pago. “O primeiro passo seria cobrar toda a pós-graduação”, disse na ocasião.
Na sexta, Alckmin fez seu primeiro evento de campanha ao lado do candidato a governador João Doria (PSDB). A cidade escolhida foi Taubaté (SP), onde o presidenciável fez faculdade de medicina em escola privada. Em diversas ocasiões, ele contou ter “tomado bomba” nas universidades públicas, isto é, não foi aceito.
“Em relação a ensino universitário, nós vamos apoiar, e a pós-graduação não tem nada contra. O que eu coloquei é que alguns cursos especialmente de especialização não tem sentido não pagar”, disse.
“Hoje todos os cursos de especialização já são cobrados, é o chamado lato sensu. A USP cobra, a Unesp cobra, a Unicamp, universidade federal, isso é normal. É natural que pague até para ajudar a universidade, é uma fonte de renda para poder investir mais. A não ser que a pessoa precise, aí você dá uma bolsa”, complementou.
Então, foi assertivo ao negar que o mesmo valha para mestrados e doutorados. “O stricto senso, você não cobra, não cobra. Vamos continuar com pós-graduação gratuita”, afirmou.
Neste sábado (11), em sua coluna na Folha de S. Paulo, o professor de ciência política da USP André Singer analisou a posição de Alckmin em relação ao tema.
Para o acadêmico, que é ligado ao PT, ao defender o ensino superior pago, o tucano acena ao eleitorado conservador, que ele disputa com Jair Bolsonaro (PSL).
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.