Ministro estava em avião que caiu nesta tarde

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), decretou luto de três dias devido a morte do ministro do STF (Supremo Tribuna Federal) e relator da Operação Lava Jato, , vítima de acidente de avião na tarde desta terça-feira (19). Assim como outros políticos, o peemedebista lamentou o ocorrido.

“Neste momento de luto, manifesto, eu e minha equipe, aos familiares do ministro e dos demais integrantes do voo, meus sentimentos de pesar e associo-me a todos os brasileiros ao lamentar a perda de um homem público cuja trajetória impecável a favor do direito e da justiça sempre o distinguiram”, disse rapidamente em pronunciamento no Palácio do Planalto.

Nas redes sociais outros nomes prestaram condolências, entre eles o senador sul-mato-grossense, Waldemir Moka (PMDB).Lamento muito a morte do ministro Teori, um dos homens públicos de maior valor deste país. Relator dos processos da Lava Jato no Supremo, o magistrado destacava por sua postura exemplar, imparcial e isenta no julgamento das causas para as quais era chamado a se pronunciar. Durante uma das votações do processo de impeachment no Senado, utilizei parte de uma decisão do ministro para fundamentar meu voto no plenário da Casa”, publicou no Facebook.

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), fez o mesmo. “É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro”.

Assim como o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Lamento a dor da família e dos amigos, recebam meus sentimentos de pesar e respeito. O Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a Magistratura em todos os postos que ocupou. Minha solidariedade à família do ministro Teori Zavascki e aos membros do STF”.

Tragédia – No início da tarde desta quinta-feira o avião que transportava Zavascki caiu em Paraty (RJ). Ainda não se sabe as causas do acidente. No momento chovia. A confirmação da morte foi feita pelo filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki.