Casal deu depoimento ao TSE nesta segunda-feira

Em depoimento ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira (24), o casal de marqueteiros do PT, e Mônica Moura, disseram que a ex-presidente sabia da existência do caixa dois em sua campanha de 2014.

Os depoentes já haviam feito essa afirmação ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba, no Paraná, na última semana. Segundo o casal, nas tratativas do partido, a expressão “caixa dois” nunca foi utilizada.

Dilma teria recebido recursos não contabilizados em dois momentos: em maio e ao fim de 2014. Para o casal, estava claro que a presidente tratava de daixa dois na campanha daquele ano.

No entendimento do ministro Herman Benjamin, relator da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, a ex-presidente só teve a compreensão de que sua campanha teve pagamentos ilícitos após a vitória na eleição, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Questionada pelo ministro sobre provas da acusação contra Rousseff, Mônica afirmou que a ex-presidente questionou à marqueteira sobre a conta que havia no exterior, por onde recebia os valores por fora da campanha.

Em reunião com Dilma, ao fim de 2014, Mônica teria sido questionada se a offshore por onde receberia os recursos do caixa dois estaria ao alcance da Operação Lava Jato, de acordo com o depoimento do casal.

Os marqueteiros já teriam recebido até aquele momento R$ 70 milhões para a campanha, e aguardavam mais R$ 35 milhões via caixa dois. O jornal Folha de S. Paulo tentou conversar com a defesa de Dilma, porém não obteve respostas.

(com supervisão de Evelin Cáceres)