Com 19 assinaturas, CPI de alvarás dos Táxis é protocolada na Câmara
Vereadores querem investigar suposta máfia dos alvarás
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores querem investigar suposta máfia dos alvarás
Com adesão de 19 vereadores, o pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar concentração de alvarás de táxis nas mãos de algumas famílias foi protocolada na Mesa diretora da Câmara, que terá 48 horas para instaurar oficialmente a comissão.
Segundo o vereador Vinicius Siqueira (DEM), proponente da CPI, a comissão deverá ser formada por ele próprio, dois membros indicados pelo partido de maior bancada, o PSDB, um do PP e um 5º indicado por outro partido.
“Geralmente quem preside (a CPI) é quem propõe (a investigação)”, explicou Siqueira. Segundo o democrata, ele solicitou à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), uma lista dos permissionários do serviço público de táxi na Capital.
“Foi possível perceber que muitos alvarás estão concentrados sob uma única pessoa ou família, fortalecendo as suspeitas de que determinados grupos estariam monopolizando os serviços e impedindo que novas pessoas trabalhem no setor”, disse o vereado na justificativa da CPI.
Na lista entregue pela Agetran, com 490 alvarás, 76 (15,5%) estão nas mãos de 10 pessoas, sendo que um só cidadão é detentor de 29 permissões de exploração da atividade.
A CPI tem como ‘objetivo investigar se tais permissões de exploração do serviço foram corretamente destinadas e o motivo que levou a concentração de tantas autorizações sob determinadas pessoas ou famílias’.
Vinicius informou que inicialmente 22 vereadores assinaram o pedido de abertura de CPI, mas três desistiram, os tucanos Delegado Wellington e João Cesar Mattogrosso, e Pastor Jeremias Flores (PTdoB).
Depois de instaurada e com os membros definidos, o grupo terá 120 dias para concluir os trabalhos, e o proponente espera utilizar a estrutura do gabinete parlamentar na condução da CPI, para diminuir gastos e evitar contração de consultoria externa.
Além de Siqueira, assinaram o pedido de CPI os vereadores Wilian Maksoud (PMN), Ademir Santana (PDT), Valdir Gomes (PP), André Salineiro (PSDB), Veterinário Francisco (PSB), Dharleng Campos (PP), Betinho (PRB), Odilon Junior (PDT), Junior Longo (PSDB), Papy (SD), Enfermeira Cida (PTN), Otávio Trad (PTB), Gilmar da Cruz (PRB), Lucas de Lima (SD), Wilson Sami (PMDB), Cazuza (PP), Eduardo Romero (REDE) e Dr. Antônio Cruz (PSDB).
Notícias mais lidas agora
- Christian nega agressão que matou Sophia durante banho: ‘Stephanie que deu banho nela’
- ‘Ela não matou’: Defesa vai tentar absolvição de mãe de Sophia pela morte da menina
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
- Mãe de Sophia chora ao tentar desmentir sogra e amigos de Christian por acusações de agressão e uso de drogas
Últimas Notícias
Depoimento de mais de 1 hora termina com Christian chorando: ‘Não tive tempo de me despedir de Sophia’
Christian contou que quando viu Sophia passando mal fez massagem cardíaca nela
Populares agridem suspeito de tentar abusar sexualmente de crianças em Dourados
Homem também é suspeito de importunar sexualmente mulheres em um condomínio
‘É tarde para coalizão’: Beto Avelar diz que PP terá chapa própria para concorrer à presidência da Câmara
Com eleição da Mesa Diretora marcada para a acontecer no dia 1º de janeiro, os vereadores ainda pleiteiam chapa para concorrer à presidência da Casa. Líder da prefeita Adriane Lopes (PP) na Câmara Municipal, vereador Beto Avelar (PP) disse que o Progressistas manterá chapa própria e que ‘é tarde’ para coalizão. Ao Midiamax, o vereador…
Vencedor da Mega-Sena morre 25 dias após faturar R$ 201 milhões em Mato Grosso
Antônio Lopes, de 73 anos, sofreu um mal súbito na última quarta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.