‘Chefe’ de esquema de corrupção da Carne Fraca diz que beneficiou PMDB

Quatro deputados do partido receberam propina de esquema, diz

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quatro deputados do partido receberam propina de esquema, diz

O ex-superintendente do Ministério de Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, disse à PGR (Procuradoria-Geral da República) que o esquema de corrupção investigado na Operação Carne Fraca serviu para abastecer a campanha de deputados federais do PMDB.

Entre os peemedebistas apontados por Gonçalves Filho, estão o ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio e os deputados Hermes Parcianello, João Arruda e Sergio Souza. Eles negam terem cometido quaisquer irregularidades.

Um documento apresentado pelo ex-superintendente mostra uma indicação para que assumisse a Superintendência no Paraná. O documento foi assinado pelos quatro membros do PMDB, e encaminhado em 2015 à então ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB).

O pedido foi atendido e Gonçalves Filho voltou ao cargo de superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná. Ele negocia uma delação premiada com a Justiça, e é apontado pelo juiz federal Marcos Josegrei como “líder e principal articulador do bando criminoso” investigado pela Carne Fraca.'Chefe' de esquema de corrupção da Carne Fraca diz que beneficiou PMDB

Todos os quatro deputados, Serraglio, Parcianello, Arruda e Souza, são da bancada do PMDB do Paraná. Em uma conversa telefônica grampeada pela Polícia Federal, o ex-ministro Osmar Serraglio chama Gonçalves Filho de “grande chefe”.

Gonçalves Filho é acusado pelo MPF (Ministério Público Federal) de organização criminosa, corrupção passiva privilegiada, prevaricação, concussão e violação de sigilo profissional, tudo no âmbito da Carne Fraca.

A Operação Carne Fraca, divulgada em março, é a maior investigação da história da Polícia Federal. A investigação apura crimes de corrupção de fiscais agropecuários que atuam em frigoríficos, tendo atingido empresas de grande porte, como a JBS e a BRF.

Conteúdos relacionados

projetos
bíblia