Sob pressão dos que defendem o desembarque, PP se reúne quarta
Quatro dos seis senadores também apoiam
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quatro dos seis senadores também apoiam
O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) se reúne quarta-feira com deputados e senadores do PP para tratar do pedido de desembarque do governo que tem o apoio de parte da bancada de deputados e senadores. No papel, os que querem a saída do PP da base conseguiram o apoio de 22 deputados, mas afirmam que o apoio poderá chegar a 30.
Quatro dos seis senadores também apoiam a iniciativa. Autor da coleta de assinaturas, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) diz que a convocação do diretório nacional do PP já está garantia e que, no momento, a questão é definir que dia a convenção acontecerá: se antes da votação na Comissão do Impeachment ou antes da votação em plenário.
– Na verdade, as assinaturas não interessam mais. Precisávamos de um terço da bancada para ter a convocação da convenção. Hoje tenho certeza que no PP passa de 30 apoiando o impeachment. O Ciro confirmará amanhã a convenção. Queremos que a convenção aconteça antes da comissão especial e Ciro, antes do plenário – disse Goergen, acrescentando:
– Para nós é uma vitória, não tínhamos nem a certeza de ter a convocação. Ele pondera que é preciso evitar o racha no partido. Acreditamos que a construção será para sair do governo.
O PP hoje tem 49 deputados e seis senadores. A aliados, Ciro afirmou que não “fará um cavalo de batalha” sobre essa questão e que a conjuntura atual exige que ele considere a questão porque os parlamentares estão sob forte pressão de suas bases. Deputados afirmam que para garantir a convocação seria necessário ter o apoio da maioria das bancadas. Goergen nega e disse que para convocar, o estatuto diz que basta um terço das assinaturas.mas a data fica a critério de Ciro Nogueira.
– Tudo se encaminha para a saída do PP da base do governo. Além das 22 assinaturas, oito a dez apoiam a saída. Hoje posso afirmar que tem mais de 30 deputados do PP pró-impeachment.
De acordo com deputados, Ciro Nogueira esteve ontem com a presidente Dilma Rousseff e tem mantido conversas com interlocutores do governo. Mas que ainda não teria conseguido avanços nas conversas para atender a pleitos dos parlamentares. A bancada do PP está rachada, com uns a favor de manter o apoio à Dilma, principalmente deputados do Nordeste pela afinidade de suas bases com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e outros defendendo o desembarque do governo Dilma e apoio para garantir participação no governo Temer. Segundo deputados, Ciro acompanha os acontecimentos para decidir em que canoa irá embarcar.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.