‘Quando perdi, nunca fui para rua reclamar’, desabafa Lula
O diálogo foi exposto pela investigação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O diálogo foi exposto pela investigação
Diante de aplausos e gritos de incentivos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido por integrantes da Caravana Popular pela Democracia, que finaliza atividades na noite desta quarta-feira (13), no Bairro do Recife. Ao lado de lideranças como o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Veras, e a deputada estadual Teresa Leitão, o líder petista agradeceu o apoio dos pernambucanos, destacou o significado da palavra “democracia” e brincou com a expressão “querida”, que remete à presidente afastada Dilma Rousseff. Ele ainda disse que nunca reclamou quando perdeu eleições presidenciais.
Nos instantes em que o público silenciava para ouvir o ex-presidente, Lula relembrou da ligação divulgada, em que ele conversou com Dilma. O diálogo foi exposto pela investigação da Operação Lava-Jato. Ao ver cartazes com a frase “Volta querida”, o petista elogiou a atitude das manifestantes do ato recifense. “Eu queria dizer a vocês que imaginei companheiros do movimento social com faixa igual a que encontrei em Fortaleza. Eu falei (com Dilma, pelo telefone) ‘fala querida’ e de repente encontro a praça cheia de queridas. Quero agradecer a todos”, brincou Lula.
Em tom mais sério e com ar de recuperação política, Lula deu detalhes do que representa a palavra “democracia”. “É uma palavra bonita, falada em todo mundo, mas que não é exercida por todo mundo. Significa a gente participar coletivamente das discussões. A gente escolhe pela maioria das pessoas que participam do voto. A democracia deu a Dilma 54 milhões de votos”, disse o petista, destacando que é injusto Dilma deixa o poder diante de um “golpe”.
Lula ainda disse que soube perder as eleições de 1994 e 1998. Na época, segundo o petista, ele discutiu as derrotas com seu partido e familiares. “Quando perdi, nunca fui para rua reclamar. Voltava para casa e discutia com minha mulher e com meu partido. Depois, me preparei para disputar uma nova eleição. E ganhei em 2002 e 2006. Em seguida ganhamos em 2010 e 2014 com a Dilma”, falou o ex-presidente, sendo aplaudido pelo manifestantes.
O evento é realizado por lideranças petistas e movimentos sociais. Antes de chegar ao Recife, a Caravana passou por cidades como Petrolina, no Sertão do Estado, e Carpina, cidade localizada na Zona da Mata de Pernambuco.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.