Lula, Delcídio e mais cinco são denunciados por obstrução da Justiça

Ministério Público Federal em Brasília ofereceu denúncia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ministério Público Federal em Brasília ofereceu denúncia

O MPF (Ministério Público Federal) em Brasília ofereceu nesta quinta (21), denúncia contra o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais quatro pessoas, entre elas o banqueiro André Esteves e o pecuarista José Carlos Bumlai, por supostamente estarem obstruindo a justiça. Segundo informações do órgão, eles estariam atrapalhando as investigações da Operação Lava Jato, que se encontra na 32ª fase. 

Ainda segundo informações do MPF, o caso já havia sido denunciado pelo Procurador Geral da República Rodrigo Janot, em dezembro de 2015. Estava sendo tratado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas desceu para primeira instância diante da cassação de Delcídio, que antes tinha foro privilegiado. 

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.

O procurador da República Ivan Cláudio Marx confirmou os elementos apresentados pela denúncia e fez alguns acréscimos à peça inicial, para pedir discrição dos fatos e analisar as provas dos acusados. A recomendação do MPF foi de que a investigação continue correndo em sigilo após o recebimento da denúncia. Os detalhes desses acréscimos feitos também permanecem sigilosos. 

Conteúdos relacionados

câmara
projetos
bíblia