Pular para o conteúdo
Política

Líder indígena critica governo Dilma Rousseff, apesar de homologações recentes

Toya é membro do CNPI
Arquivo -

Toya é membro do CNPI

O líder indígena Toya Manchineri, da tribo Manchineri, do Acre, criticou a falta de providências do governo em relação à demarcação de terras indígenas em seus dois mandatos. Toya é membro do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), instalado pelo governo federal no dia 27 de abril, e reconhece o benefício das últimas providências tomadas por Dilma sobre as pautas indígenas, mas afirma que ainda não é o suficiente.

“Para nós é muito importante, mas não é suficiente. É muito importante para a gente [as últimas demarcações homologadas], mas mais terras deveriam ser demarcadas. A partir do momento em que o Estado não traz para si a responsabilidade de reconhecer essas terras, ele faz com que a especulação cresça e mais povos indígenas morram por questões de terra”, disse o indígena hoje (2), em .

Ele lembrou que o impasse na demarcação de terras acirra os conflitos com grandes proprietários de terra e aumenta a violência. “Temos o estado do Mato Grosso, que tem bastante problema, e a região nordeste, onde acontecem assassinatos a cada dia”. Na avaliação de Machineri, os quase cinco anos e meio de governo Dilma Rousseff registraram uma diminuição no ritmo de demarcações em relação ao governo Lula. “A Dilma deu uma parada, mas recomeçou”, diz o indígena.

Dilma homologou, apenas no último mês, três terras indígenas, um número maior do que em anos anteriores inteiros. De 2011 a 2015, segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), a presidenta homologou 18 terras indígenas. Em 2013, apenas uma área foi confirmada como território tradicional indígena. Em 2014, não houve nenhuma homologação.

Já o Ministério da Justiça declarou hoje (2) uma área de aproximadamente 33.900 hectares de (MS) de posse permanente do grupo indígena Terena, que reivindica o direito sobre a área, nomeada Terra Indígena Taunay-Ipégue. Após o Ministério da Justiça declarar uma área como terra indígena, a Funai pode dar início ao trabalho de demarcação física da área. A última etapa do processo administrativo de regularização fundiária corresponde à homologação pela Presidência da República.

Essas providências, além da própria instalação do CNPI, ocorrem às vésperas da votação no Senado que pode determinar o afastamento de Dilma por até 180 dias, para que responda ao processo de impeachment. Caso esse afastamento se confirme, o vice-presidente da República, Michel Temer, assume a Presidência da República.

Para o líder indígena, um eventual governo Michel Temer não provoca uma mudança positiva para a questão das demarcações: “Vamos ter mais trabalho, vamos ter que quebrar mais barreira. Sabemos que o Congresso é composto, em sua maioria, de parlamentares ligados ao agronegócio, grandes empresas e grandes mineradoras. Então, não vamos ter refresco. A questão é fazer uma manifestação dos povos indígenas do Brasil para nos contrapormos a todas essas políticas que venham contra os direitos constitucionais”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha quase estável, a R$ 5,50, em dia de cautela com Fed e Copom

VÍDEO: Padrasto é preso após agredir enteada de 2 anos em MS

Você sabia? Inverno em MS inicia na noite de quinta-feira, precisamente às 22h42

Seis são presos em operação contra o tráfico de drogas no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

secretários israel

Na Jordânia, secretários de MS ainda estão em área de conflito: ‘Soou sirene agora há pouco’

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Como Baixar Áudio de Vídeos do TikTok: Guia Completo

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Primeiro remédio para prolongar a vida de cães é aprovado nos EUA

FDA aprova primeiro medicamento do mundo para prolongar a vida de cães!!! Uma nova era na medicina veterinária está prestes a começar. A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, deu um passo histórico ao aprovar o primeiro medicamento com evidência de eficácia para prolongar a vida de cães saudáveis. Trata-se do LOY-002, desenvolvido pela startup … Continued

Cotidiano

‘Vontade Indomável’: obra conta história de Aleixo Paraguassú Neto, primeiro juíz negro de MS

Lançamento do livro foi realizado na Galeria de Desembargadores do TJ-MS

Emprego e Concurso

Inscrições para estágio na Comarca de Nova Alvorada do Sul encerra dia 27

Os candidatos devem se inscrever na Secretaria do Foro da comarca, no horário das 13 às 19 horas

Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

De setembro do ano passado a maio deste ano, a Selic foi elevada seis vezes