Dados são do Ipems a pedido da Fiems

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) impugnou a divulgação de pesquisa eleitoral feita pelo Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), para a cidade de Corumbá. O motivo é pelo fato da data da coleta de dados para o relatório ser o mesmo para divulgação, que seria nesta segunda-feira (12).

O pedido para que a pesquisa não fosse divulgada foi feito pelo candidato da coligação “Juntos Por Corumbá”, Ruiter Cunha (PSDB). O questionamento foi exatamente o fato de que a data a ser feita a amostragem é a mesma da que será exposto o resultado. Dessa forma, o juiz eleitoral Emerson Ricardo Fernandes deu como deferido a representação formulado como pedido de urgência pela data prevista para a divulgação.

“Da análise da peça inicial, infere-se que o impugnante justifica a necessidade de concessão de medida de urgência, já que a requerida, segundo alega, divulgará na data do dia 12/09/2016 (próxima segunda-feira), pesquisa eleitoral esta que também seria iniciada no mesmo dia”, explicou o juiz.

Ainda segundo o magistrado, o candidato que entrou com pedido, foi feito com subsídios pela presença de prova inequívoca, já que este juntou aos autos o formulário da pesquisa eleitoral que demonstra a inserção dos dados da data da divulgação e data de início da pesquisa eleitoral para o dia 12/09/2016.

O responsável pela pesquisa é a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). “Assim, entendo que a media de urgência merece prosperar, para que haja a suspensão da divulgação da citada pesquisa, e seja possibilitado o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa à parte impugnada que não será prejudicada caso, posteriormente não seja constatada irregularidade, possa proceder à divulgação de pesquisa eleitoral”, explicou o juiz.

Ainda segundo o juiz, pode ter ocorrido apenas erro de inserção no sistema, o que pode sr resolvido e ai sim a pesquisa ser divulgada. Ele também destacou que a Federação deixou de informar alguns dados necessários para o registro da pesquisa, como telefone ou e-mail, mas que se for cumprido as faltas com celeridade e esta questão da data os dados podem vir a ser divulgados. No geral significa que a Fiems pode recorrer e ter a liberação da pesquisa, assim que sanado os problemas.