Durante cerimônia de posse, Mansour destaca fortalecimento da advocacia

Cerimônia reuniu centenas de advogados no Palácio Popular da Cultura

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerimônia reuniu centenas de advogados no Palácio Popular da Cultura

Centenas de advogados de Mato Grosso do Sul e outras autoridades do legislativo, executivo e judiciário estiveram presentes na solenidade simbólica de titulação do advogado Mansour Elias Karmouche, o novo presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) para o próximo triênio. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no Palácio Popular da Cultura, no Parque dos Poderes.

Mansour ocupava o cargo de vice-presidente da entidade quando foi eleito, em novembro de 2015, o novo presidente da Ordem em pleito acirrado. Ao todo, foram 2.168 votos que o sagraram vencedor. Na solenidade, Mansour destacou a importância do fortalecimento da advocacia como elemento que garante uma sociedade democrática e também apontou a necessidade de união da categoria na reivindicação de direitos e condições de trabalho para a advocacia. “Temos que pensar nossa categoria como um todo e para isso a união é fundamental. Meu compromisso é com todos os advogados de Mato Grosso do Sul, sem favorecimentos, e por isso conclamo a todos a participarem deste exercício”, disse.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que empossou a diretoria da seccional sul-mato-grossense, reforçou o papel institucional da Ordem. “A OAB é a voz constitucional do cidadão. Somos a Ordem dos Advogados, mas também somos a Ordem do Brasil. Quando defendemos a advocacia, estamos defendendo o Estado Democrático de Direito e o cidadão”, afirmou. Além de Mansour, membros da diretoria, conselheiros estaduais e federais e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul e da Escola Superior de Advocacia (ESA) também foram empossados.

Promessas de campanha

Ao Jornal Midiamax, o presidente da Ordem destacou que, nestes primeiros 25 dias de gestão, já foi identificada a necessidade de uma profunda reestruturação administrativa da OAB. “Esta já era uma ideia que tínhamos, mas nestas três semanas observamos que a situação financeira da Ordem inspira muita cautela. Então nossa prioridade, nestes primeiros meses, serão os ajustes administrativos. É um dos temas que trataremos nesta terça-feira (26), quando acontecerá a primeira reunião do Conselho”, destacou.

Mansour também revelou que já aconteceram reuniões com representantes do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para discutir o horário de funcionamento dos fóruns no Estado. “Já houve algumas reuniões e outras ainda deverão acontecer. Mas, já é possível sinalizar que teremos um resultado positivo no  que se refere ao restabelecimento do horário de funcionamento dos fóruns, nem que seja um horário especial para atendimento dos advogados, que é o mais importante”, afirmou.

Parcerias

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), destacou a importância da OAB na construção de uma sociedade democrática e igualitária. “Também sou advogado e considero a OAB um órgão que precisa estar ao lado de todas as instâncias de poder, seja executivo, legislativo ou judiciário, e claro, da sociedade. Nós mesmos da Assembleia temos questões importantes com a Ordem, parcerias que garantem dignidade, por exemplo, às mulheres que passam por revista íntima ao visitar parceiros em presídios”, destacou.

Já a governadora em exercício e titular da Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Rose Modesto (PSDB), esteve presente na solenidade e destacou parcerias futuras com o OAB durante a nova gestão. “A OAB é uma instituição independente e de forma harmoniosa teremos vários caminhos em comum com ela, de forma que ganhe todo mundo. O Estado precisa da OAB e as pessoas precisam da OAB”, disse. Sobre o imbróglio em torno do horário de funcionamento dos fóruns, Modesto declarou apoio. “Nós temos uma  boa relação institucional com o TJ e no que depender do apoio do governo para gente poder avançar nesse sentido com a OAB, nós vamos buscar”, concluiu.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado