Deputadas defendem políticas públicas e mais direitos às mulheres
Direitos à saúde e à livre escolha
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Direitos à saúde e à livre escolha
Por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), em parceria com as deputadas Antonieta Amorim (PMDB) e Grazielle Machado (PR), foi celebrado o Dia Internacional da Mulher durante sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (8/3), no plenário Deputado Júlio Maia. As parlamentares ressaltaram conquistas e desafios enfrentados pelas sul-mato-grossenses. “A mulher precisa ser muitas e estar inteira em cada parte, lutando no dia a dia; leva o filho na creche, trabalha o dia todo, tem dupla ou tripla jornada e salário menor”, disse Mara. Para ela, é inadmissível que, em plena Era Digital, as mulheres ainda sejam violentadas nos próprios lares.
A parlamentar também avaliou como fundamentais os direitos à saúde e à livre escolha às mulheres que buscam tratamento contra o câncer. “Se há uma nova esperança, um medicamento, eficiente, nós temos que buscar”, enfatizou, referindo-se à fosfoetanolamina sintética. A substância foi desenvolvida em 1990 por Gilberto Orivaldo Chierice, professor de Química da USP – São Carlos. Trata-se de uma promessa para a cura do câncer. Mara defendeu o acesso gratuito ao medicamento.
Grazielle Machado lembrou que está há 16 anos na vida pública e que conquistar direitos ainda é uma luta difícil para a maioria das mulheres, mas que também cabe a elas a formação de todos. “São as mulheres que, na maior parte das vezes, formam os demais; e formam as engenheiras, médicas, advogadas e todas as demais profissões, porque são cheias de amor, coragem e generosidade”, disse.
Para Antonieta Amorim, sempre é tempo de celebrar, mas a data também remete aos novos desafios. “Agora, temos que marcar posição como representantes das mulheres na luta por seus direitos”, afirmou. Lembrou que a violência e todas as formas de violação de direitos ainda são marcantes no dia a dia das mulheres em Mato Grosso do Sul. Vestida de preto, disse que a cor representava o luto pela ausência de políticas públicas e “um grito de resistência e protesto”. “A cada cinco minutos uma mulher sofre agressão em nosso País, a cada três horas uma é estuprada e não se passa nenhum dia sem que uma mulher perca a vida, e isso precisa mudar”, reiterou.
Mulheres com reconhecida atuação na garantia de direitos e na promoção social foram homenageadas com o Troféu Celina Jallad, honraria instituída pela Resolução 03/2011, de autoria da deputada Mara. “São mulheres que representam a força e a garra das mulheres sul-mato-grossenses”, afirmou o presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB).
A subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, informou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou hoje decreto instituindo o Comitê Gestor Estadual das Políticas de Gênero, que atuará em duas frentes: promoção da autonomia da mulher e de ações de enfrentamento da violência. “Esta é uma importante conquista, porque enquanto a mulher permanecer dependendo do agressor, será muito difícil, e por isso vamos atuar na promoção da sua autonomia, integrando ações de todas as secretarias estaduais”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Proprietário de fazenda tem 27 cabeças de gado nelore roubadas em Anaurilândia
Homem deu falta dos animais no final de novembro
Polícia faz ofensiva contra PCC e CV em operação e três são presos em MS
Foram cumpridos 15 mandados em 3 cidades do Estado
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.