CPI dos Combustíveis inicia oitivas apenas em março, diz presidente

Comissão investiga possível formação de cartel entre fornecedores  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comissão investiga possível formação de cartel entre fornecedores

 

O presidente da CPI dos Combustíveis, deputado José Carlos Barbosinha (PSB), informou ao Jornal Midiamax na manhã desta quinta-feira (4), que os trabalhos da Comissão seguem em fase de análise de documentos e que o início das oitivas só deve acontecer no fim do mês de março. O deputado destacou ainda, que dados apurados até o momento, indicam possível formação de cartel entre fornecedores.

Criada em outubro do ano passado, a CPI apura eventuais irregularidades nos preços praticados na distribuição e comercialização de combustíveis em Mato Grosso do Sul. “ A investigação é muito mais contábil do que com base em oitivas. Estamos recolhendo documentos, analisando preços de frete. Precisamos entender como é calculado o valor que está sendo imposto pelos postos”, avaliou Barbosinha.

Conforme o deputado, a maior parte dos documentos foram fornecidos pela Sefaz (0Secretaria Estadual de Fazenda) e por empresas do setor. “Estamos avaliando se há abuso de poder econômico e possível formação de cartel, especialmente no interior, por estarem com combinação de preços acima do permitido”.

Barbosinha alertou ainda que a combinação de preços entre os postos é um fator que chama atenção no caso, tendo em vista a lei de mercado. “Como não há diferença de valores entre maiores e menores, há indícios de lucros acima da normalidade. Com ampla concorrência, os preços seriam distintos”.

A CPI apura ainda a venda abaixo do preço de custo em Campo Grande.”Neste período de investigações, Já observamos a diminuição de valores, comparando a Capital com Dourados. Todos estes pontos serão analisados”, finalizou o deputado.

Além de Barbosinha, são membros titulares da CPI dos Combustíveis os deputados João Grandão (PT), vice presidente; Maurício Picarelli (PMDB), relator; Angelo Guerreiro (PSDB) e Beto Pereira (PDT). São suplentes a deputada Antonieta Amorim (PMDB) e os deputados Amarildo Cruz (PT), Flavio Kayatt (PSDB), Felipe Orro (PDT) e George Takimoto (PDT),

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS