PMDB dá primeiro sinal de que Azambuja não terá vida tão fácil em 2016

Começo do ano já terá briga por comissões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Começo do ano já terá briga por comissões

Desta vez a presidência não está em jogo e PMDB e PSDB farão um embate já no começo dos trabalhos na Assembleia Legislativa. Este é o primeiro sinal de que o ano não deve ser nada calmo entre o grupo de André Puccinelli (PMDB) e do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A briga de blocos quase aconteceu neste ano, mas o chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, acabou convencendo o PMDB a abrir mão em troca da presidência da Assembleia. No lucro, o grupo de Puccinelli acabou aceitando ficar com a presidência e deixou para a chamada minoria (partidos com um ou dois deputados) a maioria das vagas para as comissões.

Com mais deputados na Assembleia, o PMDB teria direito a indicar dois dos cinco integrantes de cada comissão permanente na Casa, o que garante bom poder de decisão. Porém, Sérgio de Paula conseguiu criar o blocão entre partidos com poucos deputados, deixando duas vagas para eles e uma para PSDB, PMDB e PT.

Agora o PMDB quer brigar pelas duas vagas e o próprio presidente da Assembleia, Junior Mochi, já anunciou que pode formar um bloco para voltar a comandar as comissões. O anúncio deixa Azambuja em alerta, visto que somado a força do PT, hoje na oposição, eles teriam como derrubar até projetos na Casa.

O ano de 2016 pode ser decisivo na relação entre Azambuja e o PMDB. Além da eleição, quando os partidos devem brigar pelo comando das prefeituras, está em jogo o resultado da Operação Lama Asfáltica, que investiga a gestão de Puccinelli.

Peemedebistas até disfarçam, mas não engoliram o fato de Azambuja ter fornecido ao Ministério Público uma auditoria revelando suspeita de desvio de mais de R$ 11 milhões da gestão de Puccinelli. Curiosamente, a denúncia para que o governo investigasse teria partido do tio do secretário de Obras de Azambuja, Marcelo Miglioli.

O PMDB continua na base, mas há quem suspeite de que exista um acordo entre os dois grupos para uma paz. Todavia, o resultado da operação, que também é comandada pela Polícia Federal, pode acabar com este clima de amizade. 

Conteúdos relacionados

câmara
projetos
bíblia