Oposição quer análise da CCJ sobre votos necessários para abrir processante

Pedido pode adiar por mais cinco dias votação em plenário

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pedido pode adiar por mais cinco dias votação em plenário

A bancada de oposição deve recorrer à CCJ (Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final) da Câmara Municipal em relação a parecer, da procuradoria jurídica da casa, sobre a quantidade necessária de votos para abertura de Comissão Processante. Na prática, conseguirão pelo menos mais prazo antes de a matéria ir a plenário, contrariando entendimento da base, que é de votá-la o quanto antes.

O vereador Paulo Pedra (PDT) disse que, ainda na sessão desta quinta-feira (18), pedirá questão de ordem para solicitar análise da CCJ ao parecer da procuradoria jurídica. Os advogados da casa opinaram que deve ser mantida a exigência do chamado quórum qualificado para a aprovação, ou seja, dois terços dos votos – aprovação de 20 vereadores.

Para a oposição, o regimento prevê maioria simples, 15 votos para aprovar a abertura da Comissão Processante contra o prefeito, Gilmar Olarte (PP). Com a manobra da oposição, a CCJ teria cinco dias para analisar o parecer jurídico.

Além do próprio Pedra, compõem a CCJ os vereadores Airton Saraiva (DEM), presidente; Alex (PT); Otávio Trad (PTdoB); e Vanderlei Cabeludo (PMDB).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

tiago vargas