Desembargador nomeado por Puccinelli recorre para poder julgar Bernal
Desembargador alega que não tem amizade com envolvidos no processo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desembargador alega que não tem amizade com envolvidos no processo
O desembargador Sérgio Fernandes Martins não reconhece suspeição e quer continuar entre os participantes do julgamento do processo que pode conduzir Alcides Bernal (PP) de volta à Prefeitura de Campo Grande. Em parecer sobre o questionamento, o magistrado alegou que não tem e nunca teve “nenhuma relação de amizade ou inimizade com os excipientes ou com qualquer das partes envolvidas no presente feito”.
A alegação do desembargador é rechaçada por Bernal, que ressalta a indicação dele ao posto pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB). Na visão do ex-prefeito, o peemedebista é interessado no processo, visto que uma eventual saída de Gilmar Olarte (PP) poderia colocar o partido na prefeitura.
“É a maior armação que já pude ver. Parece coisa de filme isso aí. Quem serão os beneficiados caso ele participe: justamente o PMDB, que articulou o golpe em Campo Grande. Vai que os vereadores resolvem tirar o Olarte e, no voto, 23 elejam o Puccinelli prefeito. Isso pode acontecer”, protesta Bernal.
O ex-prefeito ressalta que, se participar do julgamento, o desembargador pode pedir vistas do processo, paralisando-o por mais dez meses. Ele também lembra que o magistrado fez um despacho noturno em outra oportunidade, suspendendo duas ações populares o que, na avaliação de Bernal, não é previsto na legislação processual brasileira, já que havia recurso em pleno andamento.
O caso
Bernal alega que o desembargador teria relação com o peemedebista, visto que já foi sócio do filho dele, André Puccinelli Jr. Na visão do pepista, o governador foi o mentor de golpe político que resultou na sua cassação, feita pela Câmara Municipal em março de 2014.
A reportagem consultou arquivo do Midiamax e comprovou que, de fato, o desembargador chegou ao cargo em 2007, após indicação de Puccinelli. Sérgio Fernandes integrava uma lista tríplice composta por ele, Nery Sá Azambuja e Ernesto Borges.
Eles foram os advogados mais votados pelos desembargadores do TJ/MS. A lista foi encaminhada ao governador, a quem coube a nomeação do novo desembargador.
Bernal seria julgado no dia 16 de dezembro, mas pediu suspeição do desembargador. Agora o pedido está com a Procuradoria Geral de Justiça. No total, são três os desembargadores que vão julgar a liminar que suspendeu o retorno de Bernal à Prefeitura de Campo Grande.
No dia 15 de maio de 2014 Bernal conseguiu recurso para voltar ao cargo e chegou a ficar como prefeito por algumas horas, até a Câmara conseguir liminar para tirá-lo da função novamente. A Câmara tenta manter o decreto legislativo número 1.759/14, que garantiu a cassação de Bernal com votos de 23 dos 29 vereadores.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.