Pular para o conteúdo
Política

Deputado pede ao MPE e DPE que movam ações contra a vistoria veicular

Parecer da PGR reforça pedido
Arquivo -

Parecer da PGR reforça pedido

Mais uma tentativa de derrubar a Portaria nº32/2014, do (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul), que obriga a realização da , foi apresentada na Assembleia Legislativa. Agora, a intenção é pedir ao MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e DPE-MS (Defensoria Pública Estadual de Mato Grosso do Sul), que ajuizem medidas judiciais para derrubar a portaria, instituída em dezembro passado.

Os pedidos, apresentados pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), acontecem depois de parecer favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República), órgão máximo do MPF (Ministério Público Federal), em que o procurador-geral, Rodrigo Janot, afirma a inconstitucionalidade da medida, sob o mesmo argumento: não compete a órgão estadual legislar sobre matérias exclusivas da União, como é o caso do trânsito.

O parecer é favorável à ação apresentada pelo DEM da Bahia, comandado pelo deputado federal José Carlos Aleluia, no STF (Superior Tribunal Federal), no mês passado. No caso do estado baiano, o governador de lá decidiu se antecipar e suspendeu a medida, antes de qualquer decisão neste sentido. A expectativa é que o governo do Estado adote a mesma medida.

“O procurador-geral da República já se manifestou, dizendo que é ilegal. O governo do Estado deveria fazer isso imediatamente”, disse. Nesta semana, foi apresentado à Casa de Leis um requerimento que pede que a Assembleia entre com uma ‘medida cautelar na arguição de descumprimento de preceito fundamental’ no STF – mesma medida apresentada na Bahia. O pedido assinado por Kemp e o deputado Marquinhos Trad (PMDB) está em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

MS

Em MS, várias foram as tentativas de derrubar a medida considerada inconstitucional, inclusive, ações na Justiça, apresentada por contribuintes que se sentiram lesados. Em , uma advogada obteve decisão favorável e, recentemente, até a DPE entrou com ação pedindo o mesmo. Deputados da bancada petista também já tentaram cancelar a medida, via judicial, com uma ação popular, e por meio de um projeto de decreto legislativo, pela Assembleia, mas não obteve sucesso nas duas tentativas.

Até agora, o MPE abriu um inquérito para apurar denúncia apresentada no Jornal Midiamax, questionando a eficácia da vistoria veicular obrigatória do Detran. Na ocasião, uma caminhonete adulterada de propósito, sem condições de circular pelas ruas, foi aprovada em seis das sete vistoriadoras pelas quais passou. Outro inquérito foi aberto para investigar a relação das credenciadas com o Detran

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: incêndio criminoso destrói playground de praça no São Conrado

VÍDEO: ponto de mototáxi pega fogo na Avenida Duque de Caxias

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

Últimas Notícias

Brasil

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

A embaixada brasileira em Tel Aviv emitiu a orientação no início de outubro de 2023

Polícia

Motociclista é preso com 5,7 quilos de cocaína em tanque de veículo na BR-262

Agentes notaram que um homem empurrava a motocicleta no acostamento da rodovia

Esportes

Flamengo supera gols perdidos, bate o Espérance com futebol bonito e assume liderança do grupo

time de Filipe Luís não mudou em relação àquele que os brasileiros já conhecem

Brasil

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

A inscrição é confirmada após o pagamento