Congresso muda regra e dificulta candidatura a prefeito de peemedebista insatisfeito
Só o Rede Sustentabilidade pode evitar briga judicial entre Marquinhos e PMDB
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Só o Rede Sustentabilidade pode evitar briga judicial entre Marquinhos e PMDB
O Senado aprovou o projeto que altera a Lei dos Partidos Políticos. A proposta, que já havia sido aprovada na Câmara Federal na semana passada, agora foi aprovada no Senado, dependendo agora só da sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).
O projeto dificulta a vida principalmente do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que espera uma janela para deixar o PMDB sem perder o mandato. Ele pretende se candidatar a prefeito de Campo Grande, mas por outro partido. Porém, se mudar para um partido já existente, corre o risco de perder o mandato.
A nova lei prejudica Marquinhos e vereadores que aguardam um novo partido para disputar a reeleição porque ela proíbe a fusão de partidos com menos de cinco anos de existência, como é o caso do PSD, de Gilberto Kassab, que pretendia fazer uma fusão com o PTB, para criar o PL.
Além de dificultar a fusão de siglas, o projeto ainda atrapalha a vida de quem pretende criar nova sigla. Isso porque para criar um novo partido é preciso apresentar, aproximadamente, 485 mil assinaturas. Até a aprovação da lei todo mundo podia assinar a solicitação. Agora, não serão aceitas assinaturas de quem já é filiado a algum partido.
Apenas o Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, tem chance de escapar do problema no momento. Para isso ela precisa entregar as 485 mil assinaturas à Justiça Eleitoral antes da sanção da presidente Dilma.
O ex-governador André Puccinelli já avisou Marquinhos que o mandato é do partido e que acionará a Justiça para tomá-lo caso ele saia. Puccinelli cita Marquinhos entre os pré-candidatos do PMDB, mas o deputado não aceita continuar, porque afirma ser perseguido por lideranças do PMDB, que não lhe abrem espaço nem na Assembleia Legislativa, onde foi o deputado mais votado. Marquinhos teme que aconteça com ele igual com o irmão, Nelsinho Trad (PMDB), que foi candidato a governador, mas não recebeu, na prática, o apoio de todo o partido.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Proprietário de fazenda tem 27 cabeças de gado nelore roubadas em Anaurilândia
Homem deu falta dos animais no final de novembro
Polícia faz ofensiva contra PCC e CV em operação e três são presos em MS
Foram cumpridos 15 mandados em 3 cidades do Estado
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.