Vereadores discutem cemitérios públicos e serviços funerários nesta quarta-feira

Os serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Uma das questões que serão discutidas na reunião é a capacidade dos cemitérios públicos que operam em seu limite de capacidade. Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), que preside a Comissão de Meio Ambiente, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Uma das questões que serão discutidas na reunião é a capacidade dos cemitérios públicos que operam em seu limite de capacidade.

Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), que preside a Comissão de Meio Ambiente, a audiência deve reunir parlamentares, Poder Executivo e comunidade interessada.

Uma das alternativas para resolver o problema do funcionamento além da capacidade dos cemitérios está na construção de um crematório público. A lei, de caráter autorizativo, é de autoria de Romero e depende da iniciativa do Executivo municipal.

Segundo a proposição do vereador Eduardo Romero, além da questão da capacidade quase zero dos cemitérios existentes, questões de saúde pública e meio ambiente também precisam ser ponderadas, já que com o sepultamento em covas o solo é contaminado com o necrochorume (líquido produzido pela decomposição dos cadáveres nos cemitérios), que posteriormente pode trazer problemas para a saúde humana como contaminação dos lençóis freáticos, por exemplo.

Em fevereiro deste ano, foi publicada em Diário Oficial a concessão do serviço pelo período de 12 meses, a encargo da empresa privada Crematório Campo Grande LTDA. A publicação esclareceu que a instalação recebeu licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para funcionar na Avenida Tamandaré, no loteamento Monte Alto.

Conteúdos relacionados

candidatos debate