Vereadores discutem cemitérios públicos e serviços funerários nesta quarta-feira
Os serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Uma das questões que serão discutidas na reunião é a capacidade dos cemitérios públicos que operam em seu limite de capacidade. Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), que preside a Comissão de Meio Ambiente, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Uma das questões que serão discutidas na reunião é a capacidade dos cemitérios públicos que operam em seu limite de capacidade.
Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), que preside a Comissão de Meio Ambiente, a audiência deve reunir parlamentares, Poder Executivo e comunidade interessada.
Uma das alternativas para resolver o problema do funcionamento além da capacidade dos cemitérios está na construção de um crematório público. A lei, de caráter autorizativo, é de autoria de Romero e depende da iniciativa do Executivo municipal.
Segundo a proposição do vereador Eduardo Romero, além da questão da capacidade quase zero dos cemitérios existentes, questões de saúde pública e meio ambiente também precisam ser ponderadas, já que com o sepultamento em covas o solo é contaminado com o necrochorume (líquido produzido pela decomposição dos cadáveres nos cemitérios), que posteriormente pode trazer problemas para a saúde humana como contaminação dos lençóis freáticos, por exemplo.
Em fevereiro deste ano, foi publicada em Diário Oficial a concessão do serviço pelo período de 12 meses, a encargo da empresa privada Crematório Campo Grande LTDA. A publicação esclareceu que a instalação recebeu licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para funcionar na Avenida Tamandaré, no loteamento Monte Alto.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.