Vereador de MS é condenado a ressarcir o erário
Por unanimidade, a 5ª Câmara Cível deu provimento parcial ao recurso de apelação interposto pelo Ministério Público Estadual para condenar dois vereadores do município de Nova Andradina por improbidade administrativa, porque um deles, com a conivência do presidente do Legislativo, fez viagem a São Bernardo do Campo para participar da X Conferência de Articulação de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por unanimidade, a 5ª Câmara Cível deu provimento parcial ao recurso de apelação interposto pelo Ministério Público Estadual para condenar dois vereadores do município de Nova Andradina por improbidade administrativa, porque um deles, com a conivência do presidente do Legislativo, fez viagem a São Bernardo do Campo para participar da X Conferência de Articulação de Esquerda, recebendo diárias do poder público.
O juízo da comarca de Nova Andradina havia julgado improcedente a ação civil pública, argumentando que o vereador Vicente de Souza Lichoti (PT), não teria recebido diárias ilegais, mesmo quando se fez presente em congresso promovido por partido político, em São Bernardo do Campo. Daí o recurso do Ministério Público.
Em seu voto, o Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, relator do processo, disse que o fato de o evento a que foi convidado o vereador ser de natureza político-partidário, por si só, induz sua responsabilidade de arcar com os custos da viagem, afinal, não é lícito confundir interesse exclusivo de um determinado partido político com interesse da comunidade de Nova Andradina.
Ressaltou o relator que a X Conferência de Articulação de Esquerda, realizada em São Bernardo do Campo, segundo a programação do evento, foi realizada para reconstruir o PT enquanto partido democrático, revolucionário e socialista, e para preparar a eleição presidencial de 2010, já que uma derrota teria efeitos desastrosos para o conjunto da esquerda brasileira, tudo segundo a programação.
“Daí as perguntas feitas no decorrer do voto: qual o benefício público que teria o município de Nova Andradina com esse evento realizado em São Bernardo do Campo? O que isso representou de útil para o município? O político – e não o erário – é que deve arcar com as despesas de participação nesses eventos de cunho nitidamente ideológico, de tendência político-partidário”, explicou o relator.
O recurso foi parcialmente provido, com a determinação de que o vereador Vicente e o presidente da Câmara de então Adriano Palopoli (PSD) restituam ao poder público, com multa, as despesas adiantadas de viagem.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.