Bernal perde última tentativa de derrubar processante e corre risco de ser cassado dia 30
Bernal não conseguiu convencer a Justiça de que a Comissão Processante é irregular e terá de provar que é inocente ou conquistar 10 votos para escapar da cassação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Bernal não conseguiu convencer a Justiça de que a Comissão Processante é irregular e terá de provar que é inocente ou conquistar 10 votos para escapar da cassação
O prefeito Alcides Bernal (PP) perdeu no fim da noite de ontem (19) a última batalha judicial contra a Câmara na tentativa de derrubar a Comissão Processante, que pode cassá-lo. Após a primeira vitória, quando conseguiu congelar os trabalhos, Bernal acumulou derrotas na Justiça, que deu à Câmara o direito de continuar a investigação.
Em vez de se defender das acusações, provando inocência, o prefeito optou por questionar a composição da comissão, o que não colou. Ele disse que cinco dos 29 vereadores não poderiam participar das votações porque participaram da CPI do Calote, que denunciou as supostas irregularidades. O argumento convenceu a ponto da Justiça congelar a decisão até o julgamento do mérito. Porém, com o juiz contra o argumento, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) derrubou os argumentos, apoiando a investigação.
Sem chances de derrubar a comissão, Bernal tentou prorrogar a sessão de julgamento. Depois de faltar à oitiva na qual daria explicações na Câmara, Bernal acionou a Justiça para justificar a falta, alegando não ter ido à Casa porque a comissão estava irregular, com a ausência de Alceu Bueno (PSL), afastado pela Justiça Eleitoral. O argumento não convenceu e o prefeito teve nova derrota.
“Verifica-se que o contraditório e a ampla defesa estão garantidos e ausente direito líquido e certo do Impetrante em ver suspenso o processo de cassação de seu mandato, pois está sendo observado o procedimento disposto na Lei Orgânica do Município de Campo Grande, do Regimento Interno da Câmara Municipal e do Decreto-lei nº 201/1967. Assim, o presente processo deve ser extinto de plano, pois o impetrante não possui direito concreto na sua pretensão. Ante todo o exposto, indefiro a inicial, nos termos do artigo 10 da lei n.º 12.016/2009, e condeno o impetrante ao pagamento das custas processuais”, julgou a juíza Eucélia Moreira Cassal.
Agora, Bernal tem até a segunda-feira (23) para enviar uma defesa por escrito para a comissão, que deve entregar o relatório final no dia 27 de dezembro. A sessão de julgamento deve ficar para a segunda-feira (30), quando o prefeito precisará de 10 dos 29 vereadores para fugir da cassação.
Os próximos dias devem ser de muita movimentação nos bastidores. Sem chances de derrubar a comissão na Justiça, visto que o TJMS entrará em recesso, o prefeito deve investir pesado nas articulações com os partidos políticos. Com seis vereadores na base, ele vai precisar dar alguns cargos a partidos para conseguir atingir 10 aliados e evitar a cassação.
Atualmente, Bernal tem como aliados: Alex do PT, Zeca do PT, Ayrton do PT, Luiza Ribeiro (PPS), Cazuza (PP) e Gilmar da Cruz (PRB). Ele também conversa com o PTB, PSB e PSDB, que aguardam o espaço prometido na administração para dizer sim. Conquistando os três partidos, o prefeito garantiria 10 votos, escapando de responder aos questionamentos da Câmara. Porém, ainda enfrentará longa batalha judicial com o Ministério Público Estadual (MPE), que já recomendou o afastamento dele.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.