Audiência na Assembleia Legislativa discute autonomia de advogados públicos
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediou nesta segunda-feira (25) a audiência pública “Análise do Mérito da PEC nº 82, de 2007”, por solicitação da Comissão Especial da Câmara Federal. A proposição da audiência foi dos deputados estaduais Paulo Corrêa (PR), Junior Mochi (PMDB) e Marquinhos Trad (PMDB), mediante solicitação do deputado federal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediou nesta segunda-feira (25) a audiência pública “Análise do Mérito da PEC nº 82, de 2007”, por solicitação da Comissão Especial da Câmara Federal. A proposição da audiência foi dos deputados estaduais Paulo Corrêa (PR), Junior Mochi (PMDB) e Marquinhos Trad (PMDB), mediante solicitação do deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS).
Segundo o parlamentar, o material reunido durante a audiência pública na Casa de Leis será encaminhado ao deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES), relator na Comissão Especial para Análise da PEC.
“Nossa expectativa é que o texto seja aprovado na comissão até o dia 19 de dezembro e possamos, no início do ano que vem, reunir esforços junto aos líderes para colocarmos a proposta na pauta de votações”, explicou. Trad também ressaltou a importância da parceria entre os legislativos. “Essa parceria e sinergia da Câmara Federal com a Assembleia Legislativa foram muito importantes para que pudéssemos reunir argumentos que serão analisados e poderão integrar o relatório final da comissão”, disse.
O deputado estadual Paulo Corrêa enfatizou a necessidade de mais autonomia aos advogados públicos. “É uma tentativa da advocacia pública ter mais liberdade e espero que os resultados dessa audiência sejam proveitosos para pôr Mato Grosso do Sul nessa discussão importante”. Para o deputado Marquinhos Trad, a advocacia pública precisa “ganhar autonomia para agir e para defender o que é do povo brasileiro”.
Já o primeiro vice-presidente da Associação Nacional dos Procurados do Estado, Telmo Lemos Filho, reforçou a necessidade de garantir que o dinheiro da população destinado para as suas reais necessidades. “O que interessa à advocacia pública brasileira, interessa à sociedade e por isso a importância de uma advocacia pública autônoma”, disse.
O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul, Fábio Jun Capucho, lembrou que os advogados públicos são parceiros dos governantes e devem ser valorizados, o que repercutirá em melhor serviço público e atendimento de qualidade à sociedade.
Esta é a mesma opinião do promotor de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Lacerda. Para o procurador federal Ricardo Marcelino Santana, a autonomia garante ao advogado público o pleno exercício da sua função. Segundo ele, “se não tem independência, o advogado público não consegue agir de acordo com essa verdade”.
O advogado público federal Yunes Tehfi, traçou um panorama da conjuntura enfrentada pelos profissionais em Mato Grosso do Sul, ressaltando que deve existir uma política de carreira institucional, desvinculada dos governos.
“Hoje, não temos infraestrutura mínima, não temos servidores para realizar nosso trabalho a contento; são muitos processos”, disse. “Não podemos ser submetidos aos governantes, que passam, pois nosso compromisso é com o interesse público”, complementou.
A PEC 82 é de autoria do ex-deputado Flávio Divino (PCdoB-MA) e acrescenta os artigos 132-A e 135-A e altera o artigo 168 da Constituição Federal, atribuindo autonomia funcional e prerrogativas aos membros da Defensoria Pública, Advocacia da União, Procuradoria da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral Federal, Procuradorias das autarquias e às Procuradorias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A proposta de emenda à Constituição estabelece diretrizes relacionadas ao controle interno, licitude, atos administrativos, orçamento, inamovibilidade, independência e exercício funcional, entre outros tópicos.
Além de Campo Grande, já foi realizada audiência pública em Porto Alegre e há previsão de serem realizadas em Vitória, Rio de Janeiro, Macapá, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Velho. Também participou da audiência em Campo Grande a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guia Lopes da Laguna já gasta R$ 3,5 milhões em pavimentação e drenagem em uma das principais vias da cidade
A empresa Rainha Construtora LTDA é responsável pelo contrato em Guia Lopes da Laguna
“Cidade preconceituosa” diz criadora de conteúdo adulto que morou em Deodápolis
A criadora de conteúdo chamada Naiara é nascida em Dourados, mas morou no município de Deodápolis
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.