Vereadores aliados de Bernal e Puccinelli não se entendem e racham Grupo dos 18
Em reunião na noite desta sexta-feira (28) o grupo de 18 vereadores saiu do jeito que entrou na reunião: com as candidatura de Mário Cesar (PMDB), representando Puccinelli, e da Vereadora Rose Modesto (PSDB), indicada por Alcides Bernal.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em reunião na noite desta sexta-feira (28) o grupo de 18 vereadores saiu do jeito que entrou na reunião: com as candidatura de Mário Cesar (PMDB), representando Puccinelli, e da Vereadora Rose Modesto (PSDB), indicada por Alcides Bernal.
Aconteceu o que já era esperado pela maioria dos vereadores mais experientes da Câmara de Campo Grande. O chamado “Grupo dos 18”, criado para eleger o presidente da Casa, esbarrou na barreira já anunciada: o difícil consenso entre um grupo dividido entre aliados do governador André Puccinelli (PMDB), que há pelo menos 18 anos fazem tudo o que o PMDB quer na Câmara, e de aliados do prefeito Alcides Bernal (PP), que ainda luta com o revanchismo da derrota eleitoral do PMDB de Edson Giroto (PMDB).
Em reunião na noite desta sexta-feira (28) o grupo de 18 vereadores saiu do jeito que entrou na reunião: com as candidatura de Mário Cesar (PMDB), representando Puccinelli, e da Vereadora Rose Modesto (PSDB), indicada por Alcides Bernal.
Na saída do encontro o clima entre os vereadores era de constrangimentos e poucos quiseram falar. Para disfarçar o anunciado racha, preferiram dizer que o presidente sairia do grupo. “Vamos eleger o presidente”, disse Airton Saraiva (DEM), um dos opositores de Bernal na Câmara.
A vereadora Thais Helena (PT) analisou que outra disputa está iniciando e como 18 já se definiram, faltava os vereadores brigarem pelos votos dos 11 que completam os 29 que chegam a Casa em 2013. O número 11 agradou a vereadora Rose Modesto. “Onze. Será que é um sinal?”, declarou a vereadora, em referência ao número usado por Bernal para derrotar Giroto.
A disputa pela presidência promete ser acirrada, já que entre os 18 ainda há dúvida quanto ao voto. O vereador Carlão (PSB) é um dos que podem mudar. Ele conta que hoje defende a candidatura de Mário Cesar, mas que tudo pode acontecer. O vereador não descarta a possibilidade de votar em Rose caso faça um entendimento com o prefeito eleito, Alcides Bernal.
Puccinelli declarou por diversas vezes que não “meteria o bedelho” na disputa, mas chamou Edil Albuquerque (PMDB) e Mário Cesar (PMDB) para a missão de, como ele mesmo declarou, “segurar Bernal” na Câmara. O prefeito eleito também não ficou parado e reuniu vereadores do Grupo dos 18 e independentes para lançar a candidatura da vereadora Rose Modesto (PSDB). Era o início do fim do grupo dos 18.
Diante do colapso, os vereadores foram obrigados a se reunirem no final da tarde de ontem (27) para tentar o último suspiro. Ao fim da reunião, informaram que três continuariam na disputa: Rose, Mário Cesar e Flávio Cesar (PTdoB). Indicada de Bernal, Rose aguardaria a definição do grupo de Puccinelli, para saber se enfrentaria Mário ou Flávio dentro do Grupo dos 18.
Na tarde desta sexta-feira (28), ficou definido que Mário Cesar seria o candidato de Puccinelli, o que desagradou o grupo de Bernal, já que Mário Cesar foi um dos responsáveis pela aprovação de projetos que reduziram a autonomia de Bernal na Câmara. Sem consenso, o grupo rachou a cinco dias da eleição. No início de legislaturas a briga sempre foi acirrada para a presidência da Câmara. O prefeito Nelsinho Trad (PMDB), por exemplo, chegou à presidência da Câmara no dia da votação, quando virou o jogo e venceu Matozinhos.
Além de Rose e Mário Cesar, também disputam a presidência da Câmara os vereadores Edil Albuquerque e Jamal Salém (PR). Siufi também declarou que pode tentar a reeleição, caso seu nome seja o melhor para garantir a independência do Legislativo.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Edital vai selecionar instrutores de oficinas de moda no Mato Grosso do Sul
As inscrições para concorrer ao edital podem ser feitas a partir das 8h de 23 de dezembro de 2024
Prefeito sanciona emenda que modifica Lei Orgânica de Bataguassu
Promulgada no dia 22 de novembro, a emenda, publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da ASSOMASUL, já está em vigor.
Agetran divulga interdições de trânsito previstas neste fim de semana em Campo Grande
Interdições estão relacionadas aos eventos que serão realizados na Capital
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.