Órgãos de imprensa divulgam pesquisa antecipada por Puccinelli

Conforme o governador André Puccinelli (PMDB) antecipou na semana passada, órgãos de imprensa do Estado divulgaram nesta terça-feira (15) pesquisa do Ipems, que aponta o pré-candidato governista, deputado federal Edson Giroto (PMDB), liderando a corrida pela sucessão da Prefeitura de Campo Grande. A amostragem, como o Midiamax antecipou também na semana passada, relaciona os pré…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Conforme o governador André Puccinelli (PMDB) antecipou na semana passada, órgãos de imprensa do Estado divulgaram nesta terça-feira (15) pesquisa do Ipems, que aponta o pré-candidato governista, deputado federal Edson Giroto (PMDB), liderando a corrida pela sucessão da Prefeitura de Campo Grande.

A amostragem, como o Midiamax antecipou também na semana passada, relaciona os pré-candidatos aos seus padrinhos políticos. O critério foi questionado por juristas, advogados e políticos por dar pesos desiguais aos pré-candidatos. Giroto, por exemplo, foi relacionado ao governador e ao prefeito Nelsinho Trad (PMDB), enquanto seu principal adversário, o deputado estadual Alcides Bernal, foi associado apenas ao PP.

Destacando conhecer, inclusive, os detalhes do levantamento sobre a sucessão da prefeitura da Capital, Puccinelli informou, quatro dias antes da divulgação da pesquisa, no pé do ouvido de jornalista os números da amostragem e destacou vantagem de Giroto. Questionado, então, se o acesso antecipado às informações não poderia ser enquadrado como crime eleitoral, ele disse, “não estou antecipando os números”.

Não é segredo para ninguém o engajamento na pré-campanha e o esforço do governador para eleger Giroto como o próximo prefeito de Campo Grande. Indagado, então, se isso, somado ao acesso antecipado aos números da pesquisa, não ameaçariam a credibilidade das informações, ele se enrolou e acabou entregando que, por estar convicto do resultado positivo em favor do seu pré-candidato, nova pesquisa está sendo realizada para publicação nos próximos dias, o que se confirmou nesta terça-feira.

“Nós não vamos publicá-la (a pesquisa anterior), mandamos fazer outras pesquisas, com mais institutos e nós já temos a convicção daqueles números e mostrá-la-emos”, disse, sinalizando total controle sobre pesquisas contratadas por órgão de imprensa.

Conteúdos relacionados

projetos
bíblia