Grupo de Delcídio vota no PMDB, mas PT vai apoiar Guerreiro em Três Lagoas
Após empate, decisão foi selada com o voto de minerva do presidente da Executiva Municipal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após empate, decisão foi selada com o voto de minerva do presidente da Executiva Municipal
Depois de discursos inflamados dos petistas que eram contra a aproximação do PT com o PMDB e muitas lágrimas, o Diretório Municipal do PT em Três Lagoas decidiu aprovar a proposta de coligação com o pré-candidato a prefeito do PSD, vereador Ângelo Guerreiro. A votação empatou em 12 a 12, mas a abstenção de Marco Lúcio, permitiu que o presidente, Nivaldo Gonçalves dos Reis, desse o voto de misericórdia, sepultando a expectativa de apoio do PT à chapa encabeçada pela prefeita Márcia Moura (PMDB).
A reunião do Diretório do PT de Três Lagoas demorou três horas, com muitos discursos emocionados de petistas históricos que condenaram a proposta do PMDB. Mas não faltaram também críticas ao candidato do PSD, acusado de apoiar o PMDB nas eleições passadas e de não apresentar nenhum projeto na Câmara e nem discutir programa de governo.
O racha na definição sobre o rumo do PT se deu por conta de pontos divergentes entre os grupos do senador Delcídio do Amaral e o ex-governador Zeca do PT. Delcídio defendia aliança com o PMDB, proposta repudiada por Zeca.
Com a votação em bloco pelo apoio à prefeita, confirmou-se que o senador Delcídio direcionou o voto de seus aliados e não cumpriu o compromisso firmado com o presidente do PSD, Antonio João Hugo Rodrigues, de apoiar Guerreiro.
O presidente do PT, Nivaldo dos Reis, disse que apesar da divisão e das críticas aos defensores de aliança com o PMDB, não haverá nenhuma retaliação. O PMDB ofereceu a vaga de vice e três secretarias. Com o PSD, se Ângelo Guerreiro ganhar a eleição, o PT terá duas secretarias, indicará o vice e ainda tem a promessa de criação da Secretaria da Juventude.
A votação no diretório foi acompanhada de longe pelas duas principais lideranças do partido, Delcídio, acusado de trair Guerreiro, e Zeca, que passou parte do dia na cidade articulando com seus correligionários o apoio a Guerreiro. Durante a reunião, foram lidas as propostas dos dois candidatos. O PMDB acrescentou também estrutura de campanha para os candidatos a vereador, na tentativa de convencer os petistas a trocarem Guerreiro por Márcia Moura.
Suicídio
Guerreiro disse que na última segunda-feira esteve na casa do senador Delcídio do Amaral, em Campo Grande, e pediu que o fixasse nos olhos e perguntou se ele realmente o apoiava. O senador não teria sido incisivo no apoio e ainda teria tentado amedrontá-lo, afirmando que disputar contra um leque de partidos tão grande (20 ao todo), seria suicídio político.
Segundo Guerreiro, “é estranho” que o senador tenha enviado emissários a Três Lagoas para ajudar na estruturação de sua campanha e na articulação que demonstrava alinhamento total com o PSD, propondo até estratégias de campanha para enfrentar o PMDB. Nesta quinta-feira, no entanto, em meio à turbulência criada com a hipótese do PT mudar os rumos, soube que assessores do senador estariam na cidade e eles não o procuraram. Para Guerreiro, é forte indicativo de que não teria o apoio das correntes ligadas ao senador.
Origens
O ex-governador Zeca do PT, radicalmente contra a aproximação PT-PMDB em Três Lagoas, disse que se o partido não ficasse com o PSD, perderia as origens, sua característica principal. “Não compactuo com os setores do PT que tentam levar o partido para junto do PMDB”, disse.
Para o ex-governador Zeca do PT, a proposta do PMDB dá a impressão que os partidários da reeleição de Márcia Moura estariam inseguros diante do desempenho eleitoral, ‘com medo’ da performance de Guerreiro.
Socialistas
O PSB, que havia recebido a promessa da vaga de vice, também se reuniu na noite desta quinta-feira para discutir o rumo, mas adiou a definição para esta sexta-feira, de manhã. A Executiva do partido se reúne às 8h. Com a decisão do PT de ficar com o PSD, é provável que os socialistas pendam para o lado do PMDB, onde teria mais chances de lançamento de chapa proporcional. O anúncio oficial, no entanto, é esperado por meio da cúpula, em Campo Grande.
Com informações de Érica Moreira.
Matéria editada às 22h50 para acréscimo de informações.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Foragido da Justiça é preso após ameaçar clientes com faca em bar Dourados
Polícia também encontrou porções de cocaína com o acusado
Polícia Militar abre seleção interna para 692 praças e 73 oficiais em MS
Confira a relação de vagas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.