Durante o feriado prolongado da Proclamação da República, comemorado na terça-feira (15) a PRF (Polícia Rodoviária Federal), realizou uma operação de fiscalização nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul. Durante os cinco dias, 14 pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante, o número, aparentemente baixo, corresponde a um aumento de 600% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando duas pessoas foram presas.

Já os acidentes reduziram, assim como a quantidade de pessoas feridas. Foram registrados 28 acidentes, 6 deles graves, 2 pessoas feridas e 6 óbitos.

Operação Proclamação da República iniciou às 0h de sexta-feira (11) e encerrou às 23h59 de terça-feira (15). Nesse tempo, foram aplicados 3.116 testes de alcoolemia e 74 pessoas foram autuadas.

Já sobre infrações, o número também aumentou. Este ano, 121 pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança, item obrigatório, enquanto no ano passado foram 45. Ainda durante o feriadão, policiais detectaram 31 crianças fora do dispositivo de segurança, cadeirinha/bebê conforto.

Campeã das infrações, a ultrapassagem indevida aumentou 17%, 233 foram autuados este ano.

A PRF ainda apreendeu 726 kg de maconha, 6 kg de cocaína e 475 mil maços de cigarros além de recuperar 4 veículos com registro de furto/roubo.