Durante o feriado prolongado da Proclamação da República, comemorado na terça-feira (15) a PRF (Polícia Rodoviária Federal), realizou uma de nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul. Durante os cinco dias, 14 pessoas foram presas em por embriaguez ao volante, o número, aparentemente baixo, corresponde a um aumento de 600% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando duas pessoas foram presas.

Já os acidentes reduziram, assim como a quantidade de pessoas feridas. Foram registrados 28 acidentes, 6 deles graves, 2 pessoas feridas e 6 óbitos.

Operação Proclamação da República iniciou às 0h de sexta-feira (11) e encerrou às 23h59 de terça-feira (15). Nesse tempo, foram aplicados 3.116 testes de alcoolemia e 74 pessoas foram autuadas.

Já sobre infrações, o número também aumentou. Este ano, 121 pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança, item obrigatório, enquanto no ano passado foram 45. Ainda durante o feriadão, policiais detectaram 31 crianças fora do dispositivo de segurança, cadeirinha/bebê conforto.

Campeã das infrações, a ultrapassagem indevida aumentou 17%, 233 foram autuados este ano.

A PRF ainda apreendeu 726 kg de maconha, 6 kg de cocaína e 475 mil maços de cigarros além de recuperar 4 veículos com registro de furto/roubo.