Os policiais civis presos em uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), no início do mês em , por transportar em uma viatura foram afastados dos cargos. A cocaína transportada foi avaliada em R$ 40 milhões.

A decisão de afastamento dos policiais foi publicada em Diário Oficial dessa quinta-feira (14). Com o afastamento, foi determinado o recolhimento das armas, carteira funcional e demais pertences do patrimônio público destinados ao referido policial, além da de suas senhas e logins de acesso aos bancos de dados da instituição policial, suspensão de férias e avaliação para fins de promoção, caso tais medidas ainda não tenham sido adotadas.

Os investigadores foram presos no dia 6 deste mês. A droga foi transportada na viatura da 1ª Delegacia da polícia até o entreposto onde foi descoberta a cocaína, em um imóvel em Dourados. Foram apreendidos 538 quilos da . Durante a operação, foram feitas duas prisões em flagrante, incluindo a do policial civil. Outro policial foi preso dias depois.

O policial era o responsável por guardar a droga no imóvel, até que a mesma fosse distribuída para outros estados do país. Questionado sobre o entorpecente, o homem informou que a droga veio da cidade de Ponta Porã no início da manhã e sairia do local na tarde do mesmo dia.

O homem, a carga de cloridrato de cocaína e o veículo, um Fiat Uno (utilizado no crime), foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que dará continuidade nas investigações. O prejuízo estimado ao crime é de R$ 40,3 milhões.

Em nota, a Polícia Civil informou que: “A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul reitera seu compromisso de combater a criminalidade, manter a segurança da sociedade, bem como manter a integridade da Instituição Policial. Qualquer desvio de conduta por parte de seus membros será rigorosamente investigado e punido, em conformidade com a lei.”