A PMA (Polícia Militar Ambiental) de prendeu motorista em flagrante e apreendeu caminhão com 26 toneladas de produtos perigosos ilegais e autuou empresa dona do material em 15,5 mil.

Policiais ambientaios de Naviraí autou uma empresa de produtos químicos, de pelo transporte de produtos químicos perigosos, de forma Ilegal. De acordo com a policia, durante fiscalização na rodovia MS 141. Os policiais, que trabalham na operação Boas Festas, abordaram na sexta-feira (6) à noite, um caminhão Tractor Mercedes Benz, com uma carreta acoplada, com a carga perigosa de produtos químicos sendo transportada ilegalmente.

O veículo transportava 25.895 kg de produtos perigosos chinês, em tambores de lata e plásticos, sendo 55 kg de resina aditiva LV; 9.600 kg de Elastopan – Poliol; 150 kg de Aditivo Catalisador para Poliuretano Dabco 1027, Catalyst; 705 kg de Aditivo MEG; 20 kg de Aditivo Silicone; 2.878 kg de Elastopan – Isocianato; 12.397 kg Elastopan – Isocianato; e 90 kg GLYC, perigosos ao ambiente sem a licença ambiental. A carga seguia de Eldorado para a sede da empresa em Castanhal (PR).

Além de não haver a licença ambiental, o transporte do produto perigoso ainda era realizado sem haver no veículo as placas com os rótulos de riscos obrigatórios pelas normas para o transporte de produtos perigosos, bem como outras exigências legais e ainda, o motorista de 29 anos, não possuía a autorização para transporte de produtos perigosos. Ele disse que era responsável pelo frete, que foi feito por contato direto com a empresa. O produto perigoso e o veículo foram apreendidos.

O motorista recebeu voz de e foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de de Naviraí, onde ele foi autuado em flagrante pelo crime ambiental. Ele e os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a quatro anos meses de reclusão. A empresa proprietária do produto foi autuada administrativamente e foi multada hoje (9) em R$ 15.537,00. Depois de executado o flagrante, os produtos químicos foram encaminhados à em Mundo Novo.