Mato Grosso do Sul tem queda em todo tipo de crime pelo 4º mês consecutivo

Dados da Sejusp apresentam redução principalmente em crimes contra o patrimônio, mas também teve queda em crimes contra a vida

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Nathalia Alcântara, Arquivo Jornal Midiamax)

Pelo 4º mês seguido, Mato Grosso do Sul registra queda em todos os índices criminais. Segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), as maiores quedas foram registradas nos crimes contra o patrimônio.

No caso de roubos seguidos de morte, a queda foi de -40% entre janeiro e agosto deste ano, se comparado com o mesmo período de 2022. Nos furtos de veículos, a redução foi de -22,7% e nos furtos em residências -17,1%.

Planejamento e investimento são os fatores, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, para essa redução significativa da criminalidade no Estado. “Planejamento por parte da Sejusp, do delegado-geral, dos comandantes da PM e do Bombeiro e investimento do Governo do Estado naquilo que ele é demandado. Isso de uma maneira organizada reflete no trabalho das forças policiais e nos índices de criminalidade, consequentemente, na qualidade de vida da população sul-mato-grossense”, explica Gurgel.

Crimes contra a vida também tiveram queda significativa, como -32,1% nos casos de feminicídios, -7% nos homicídios no trânsito e -1,4% nos homicídios dolosos. 

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o resultado é fruto dos reaparelhamento e capacitação das forças de segurança. “Nós tivemos investimentos maciços em todas as áreas, sempre com foco na preservação da vida e do patrimônio”, garante.

Os roubos em geral caíram 13,2%. Roubos de veículos, por exemplo, tiveram queda de 20%, roubos em vias urbanas, de 12,1% e roubos a comércios, de 10%.

“Os volumosos investimentos nos tornaram uma das polícias militares mais bem equipadas do país e nós retribuímos essa confiança com o empenho de nossa tropa em prestar um serviço de excelência à sociedade, o que se reflete na diminuição considerável dos índices de criminalidade, bem como, na percepção do cidadão sul-mato-grossense que, recentemente, em pesquisa realizada nos colocou como a 3ª Polícia Militar mais bem avaliada do país”, explicou o comandante da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes.