A PMA (Polícia Militar Ambiental) e (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul0 iniciaram curso de taxidermia de animais silvestres e educação ambiental para Policiais, alunos e professores da UEMS, e comunidade de

Da última segunda-feira (12) até sexta-feira (16) a polícia ambiental e a Universidade Estadual de de Aquidauana (UEMS) iniciaram um curso de taxidermia, comumente chamada de empalhar animais. O curso de extensão com 40 horas/aulas visa a preparar os animais, retirando toda a carne do animal, afetando o mínimo possível a pele, para em seguida, realizar a conservação e taxidermia, com o objetivo de uso em Educação Ambiental, pesquisa e museus.

Este será o terceiro curso neste ano, com previsão de mais um no final de outubro,a ocorrer em Campo Grande. Os dois anteriores foram realizados na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande, dos quais, alguns animais taxidermizados já compõem o acervo do Bioparque. O curso com cerca de 15 participantes entres alunos e professores da UEMS e da UFMS, bem com uma técnica de laboratório da UFMS, pessoas da comunidade e Policiais Militares Ambientais.

Os alunos aprenderão a técnica de taxidermia em aves, répteis, peixes e mamíferos. Serão taxidermizados: onça-parda, irara, araras, quatis, tucanos, tamanduás, jacarés e vários peixes, entre outros. Os animais serão utilizados em trabalhos de Educação Ambiental nas Subunidades da PMA e os que ficarem perfeitos, também irão para o Bioparque, para uso em Educação Ambiental.