Francisco Nunes de Souza Júnior, 3º sargento, de 37 anos, entrou para o grupo dos 20 Cavaleiros de Aço do Estado do . O militar concluiu no domingo (10) o Curso de Motopatrulhamento Tático, na PMMS (Polícia Militar de ). A formatura acontece na noite desta terça-feira (21).

O curso começou com 35 alunos e, após 80 dias, apenas 10 concluíram. Dividido em dois módulos, o curso teve a duração de 80 dias e contou com disciplinas teóricas relacionadas à área policial e também específicas do tipo de policiamento. Entre elas, Manutenção e Mecânica de Motocicletas; Instrução Off Road; Pilotagem de Alto Risco; Doutrina Rocam; Noções de Escolta Policial e Legislação Aplicada.

Conforme a Agência de Notícias do Acre, o curso contou ainda com visitas técnicas ao Grupamento de Motos da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em (DF); ao Giro (Grupamento de Intervenção Rápida Ostensivo) da PMGO (Polícia Militar do Estado de Goiás); e ao Getam (Grupamento Tático em Ações Motociclistas) da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal).

O militar passou o período do curso a aproximadamente 3 mil quilômetros de distância de casa, onde vive com a esposa e os dois filhos, um de apenas três meses. O militar, que serve no Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva, destaca a importância do curso para sua carreira. “Na minha carreira fecha um elo, onde dentro desta modalidade estou habilitado tecnicamente a atuar contra o crime em nossa cidade”, disse o sargento, que também é formado no Curso de Distúrbios Civis pela PMAC (Polícia Militar do Acre).

O estado do Acre agora conta com 20 cavaleiros de aço, formados nas polícias militares do Amapá (3); Goiás (3); Ceará (5); (1); Mato Grosso (3); Sergipe (3); (1) e Mato Grosso do Sul (1). Os membros da unidade tem buscado o aprimoramento técnico e especializado, que denota uma melhor prestação do serviço à comunidade acreana.