Após investigações realizadas por Agentes Especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), uma série de ações operacionais estão sendo realizadas em diferentes pontos do Departamento Central. O foco da “Nova Evolução” é o desmantelamento das redes de distribuição de drogas sintéticas e semissintéticas, além de cogumelos alucinógenos para consumo da população adolescente e jovem, principalmente.

Segundo a Senad, pelo menos 14 intervenções estão previstas em Assunção, Luque, Roque Alonso, San Lorenzo e Lambaré. A investigação, que remonta a vários meses, conseguiu identificar os componentes da rede de distribuição, que inclui jovens de nacionalidade paraguaia, brasileira, argentina e colombiana.

Ainda de acordo com as informações dos agentes da Senad, os integrantes têm o perfil de estudantes universitários, operadores  de plataformas de transporte digital e supostos empreendedores. Muitos deles frequentam casas noturnas onde acontecem festas eletrônicas.

“Por meio de investigações agentes especiais verificaram a venda e o consumo de substâncias como [MDMA], em diversas apresentações e qualidades, Crystal ou Meta [METHANPHETAMIN], Tusi [MDMA e KETAMINE], papelão ou tablet [LSD], bem como como cogumelos alucinógenos. Os preços variam de 70 a 300 mil guaranis por dose, de acordo com a substância”, diz uma nota divulgada pela Senad.

Segundo o órgão paraguaio, são substâncias poderosas, trazidas em grande parte do continente europeu. Geralmente são consumidos em eventos públicos ou privados com a participação de adolescentes e jovens, pois são considerados drogas associadas à “diversão”.

Essa rede específica estava voltada para pessoas com certo poder aquisitivo, considerando o custo das substâncias em questão. A maioria das drogas detectadas, segundo a Senad, “tem um perfil empatogênico, psicodélico, alucinógeno ou estimulante de alta potência”. São substâncias que geram dependência e comprometem seriamente o organismo, podendo inclusive causar a morte.