Policiamento na fronteira ganha reforço dos cães farejadores Alfa, Thor e Pietá em MS
Animais são treinados em canil da PM
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã, município distante 340 quilômetros de Campo Grande, ganhou reforço de cães farejadores para o trabalho ostensivo e preventivo. Nesta segunda-feira (10), durante uma cerimônia discreta em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19), foi efetivado o canil com três animais preparados.
São eles um pastor belga malinois de sete meses, em treinamento, chamado de Alfa, um golden retriever de dois anos batizado de Thor e pronto para emprego em policiamento, e Pietá, uma labradora de sete anos que também está devidamente pronta para o trabalho policial.
De acordo com a PM, o uso de cães nas operações traz vantagens como menor exposição do policial ao risco de morte durante abordagens, fácil acesso aos locais em que os humanos não conseguem penetrar sem um grande esforço e, acima de tudo, economizam tempo e pessoal na localização de drogas.
“Os cães, além de uma audição magnífica, têm um olfato poderoso que pode ser até 60 vezes superior ao olfato humano, capacidade esta sem nenhuma tecnologia superior ou equivalente até a presente data. Muitas vezes a atuação desses cães é a diferença entre prender um criminoso perigoso ou deixá-lo escapar e continuar sua atividade criminosa”, afirma a PM em nota.
A implantação desta modalidade no 4º Batalhão iniciou-se em 2020, com a capacitação de três Policiais Militares para o trabalho com cães. A construção do canil em 2021 foi viabilizada graças à participação de diversas entidades que doaram materiais de construção. A mão-de-obra foi dos próprios policiais.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Justiça julga em dezembro indenização milionária ao Consórcio Guaicurus que pode aumentar tarifa
Apesar de operar no lucro, empresários do ônibus alegam prejuízo na tarifa desde 2020
Campo Grande recebe R$ 150 mil do Ministério da Saúde para implantação de CAPS
O município de Itaporã também receberá incentivo do Ministério da Saúde
Antigamente era só mato? Rogério Flausino fica chocado com Campo Grande: ‘tem megaprédios’
Músico relatou suas lembranças sobre as últimas vezes em que esteve na Capital sul-mato-grossense e parabenizou o Estado pelo aniversário de 47 anos
Falta de luz chega ao 4º dia e ainda afeta 537 mil moradores na Grande SP
No pico do apagão, mais de 2,1 milhões ficaram sem luz após o temporal com ventania registrado na noite de sexta-feira (11), com rajadas que chegaram a 107,6 km/h
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.