PF cumpriu 15 mandados contra empresários que contrabandeavam importados
Lojas e imóveis foram alvos da ação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Federal cumpriu os 15 mandados durante a Operação Harpócrates II na manhã desta quarta-feira (26), sendo um em Chapadão do Sul, cidade a 330 quilômetros de Campo Grande. O principal alvo seria um empresário, dono de três lojas de eletrônicos importados na Capital e no interior, mas quatro pessoas são investigadas.
Até o momento, ainda não foi estipulado valor total do material apreendido na ação. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, além de 13 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e um em Chapadão do Sul, cidade onde o empresário tem uma das lojas. Os outros dois comércios ficam em um hotel na Avenida Afonso Pena e no Shopping Campo Grande.
Conforme a PF, lojistas de Campo Grande utilizavam doleiros para enviarem dinheiro a fornecedores de mercadorias no Paraguai. Depois, promoviam a entrada dos produtos eletrônicos no Brasil, sem pagamento de imposto. Além disso, empresas de fachada eram utilizadas para expedir notas fiscais, para justificar a entrada das mercadorias.
Os produtos eram depois comercializados. A investigação teve início em 21 de novembro de 2019 e até a operação foram apreendidas mercadorias de descaminho. Também foi investigada a situação patrimonial dos envolvidos. Além do cumprimento dos mandados, também foi feito sequestro de dois imóveis, apreensão de três veículos e dos valores existentes nas contas de quatro investigados.
Os trabalhos contaram com a participação de aproximadamente 62 policiais federais e 10 servidores da Receita Federal. O nome da operação se refere à forma silente e recôndita de atuar da organização criminosa, bem como à investigação deflagrada em dezembro de 2017, que teve como alvo parte da organização criminosa atualmente investigada.
Contrabando de eletrônicos
Nas redes sociais das lojas investigadas, digital influencers e cantores sertanejos de todo Brasil são ‘garotos propaganda’ da marca, que vende produtos contrabandeados. Na internet, a loja oferece como destaque celulares lançamento da Apple, anunciando também venda de drone, PlayStation, iPad e iMac.
Esta é a segunda fase da Operação Harpócrates, deflagrada em 2017. Um empresário foi preso em casa no Bairro Jóquei Club. A Land Rover do empresário foi apreendida, assim como vários documentos e computadores.
Os agentes também foram até um condomínio, no bairro Morumbi, e outro no Carandá Bosque.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.