Pular para o conteúdo
Polícia

Delegado preso na Omertà tem habeas corpus negado pelo TJMS

Durante julgamento realizado na tarde desta terça-feira (14), a 2ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou, por maioria de votos, habeas corpus ao delegado Márcio Shiro Obara, preso desde o dia 18 de junho, quando foi deflagrada a terceira fase da Operação Omertà. O delegado foi denunciado pelo […]
Arquivo -

Durante julgamento realizado na tarde desta terça-feira (14), a 2ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou, por maioria de votos, ao delegado Márcio Shiro Obara, preso desde o dia 18 de junho, quando foi deflagrada a terceira fase da Operação Omertà. O delegado foi denunciado pelo Ministério Público por obstrução da Justiça e corrupção.

O desembargador Ruy Celso Barbosa Florence havia dado parecer favorável ao pedido, mas o desembargador Luiz Gonzaga pediu vistas. Neste sentido, o caso foi julgado pela 2ª Câmara Criminal e Barbosa teve o voto vencido.

A Operação Omertà mira desarticular organização criminosa supostamente chefiada por Jamil Name e Jamil Name Filho. Obara era investigado desde a primeira fase da Omertà, em setembro de 2019. Ele era suspeito de receber propina de R$ 100 mil para não investigar a execução de do policial da reserva e chefe da segurança da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 2018.

Segundo as investigações, no dia do homicídio de Ilson Martins de Figueiredo, investigadores da DEH (Delegacia Especializada de Homicídios) teriam encontrado no carro da vítima um envelope com a inscrição “Dossiê”, com prints de uma conversa entre Ilson e alguém identificado como Padrinho.

No diálogo, é informado que a morte de Ilson foi discutida e autorizada em uma reunião em Ponta Porã, cidade onde vive Fahd. Tal interlocutor, Padrinho, alertava Ilson para que tomasse cuidado. Além disso, nas mensagens foi mencionada a morte de Betão, Alberto Aparecido Roberto Nogueira. Ele teria sido executado por estar envolvido no homicídio de Daniel Alvarez Georges, filho de Fahd Jamil, irmão de Flávio.

Investigadores chegaram a confirmar a existência dos documentos e prints, que nunca constaram nos autos do inquérito feito pelo delegado Obara. Entre outras tentativas de ocultar provas, outros materiais e documentos também não constaram no inquérito policial, confirme afirma o Gaeco.

Omertà III

O objetivo da terceira fase da Omertà foi de desbaratar organização criminosa atuante em Mato Grosso do Sul, especialmente na região de , dedicada à prática dos mais variados crimes. Segundo o Gaeco, são crimes como tráfico de armas, homicídios, corrupção e lavagem de dinheiro. Com isso, foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de , Ponta Porã, e, com o apoio do Gaeco de São Paulo, em Peruíbe.

Foram presos: Benevides Cândido Pereira, o Benê, o investigador da Polícia Civil Célio Rodrigues Monteiro, o Manga Rosa, Cinthya Name Belli, também policial civil Frederico Maldonado de Arruda, o Fred, Elvis Elir Camargo Lima, o ex-deputado estadual e conselheiro do (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) Jerson Domingos, Lucas Silva Costa, o Lukinhas, Lucimar Calixto Ribeiro, o Mazinho, o delegado da Polícia Civil Márcio Shiro Obara, Rogério Luis Phelippe e Rodrigo Betzkowski de Paula Leite, o Rodrigo Patron, todos estes alvos de Campo Grande.

Em Ponta Porã foram alvos: Fahd Jamil, o Fuad, o filho dele Flávio Correia Jamil Georges, o Flavinho, Melciades Aldana, o Mariscal, Marco Monteoliva (que estaria agora em São Paulo) e Thyago Machado Abdulahad (que estaria em Ivinhema). Mandados de prisão temporária foram expedidos contra Davison Ferreira de Farias de Campos e Paulo Henrique Malaquias de Souza, em Campo Grande. O Gaeco ainda não divulgou o balanço completo das prisões, mas sabe-se que além dos investigados na primeira fase da Omertà, foram por enquanto presos Obara e Jerson Domingos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Repercutiu mal junto ao corpo diplomático do Mercosul a insistência de Lula em visitar Cristina Kirchner

1932 – Estoura a revolução de São Paulo e Sul de Mato Grosso

Briga em fazenda acaba com funcionário ferido a facadas por colega em MS

Carro bate em vacas e três pessoas ficam feridas na MS-430; criança está entre as vítimas

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Senado prorroga até 2030 a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Últimas Notícias

Cotidiano

Sem chance de chuva, MS registra máxima de 30°C nesta quarta-feira

Estado permanece em alerta de baixa umidade do ar

Polícia

Homem é preso ao mostrar órgão genital para clientes de bar em MS: ‘policiais de m*’ 

Homem ameaçou policiais dizendo que iria matá-los

Polícia

Empresário de Dourados alega ser vítima de golpe na compra de sacas de milho com prejuízo de R$ 100 mil

Após receber transferência do dinheiro via PIX, vendedor desapareceu

Bastidores

[ BASTIDORES ] Justiça frustrou previsão de ‘tudo acaba em pizza’

Postagem de familiar de réu por corrupção gerou dúvidas. Seria uma indireta?