PM já apreendeu mais de 55 toneladas de drogas e 2 milhões de maços de cigarros

A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira (22) o balaço das ações no primeiro quadrimestre deste ano em Mato Grosso do Sul. Foram 55,695 toneladas de drogas aprendidas e 2.680.390 milhões de cigarros contrabandeados apreendidos. Conforme o balanço, houve redução no número de crimes como roubo e homicídio, porém aumento nos casos de feminicídio se comparado […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
PM já apreendeu mais de 55 toneladas de drogas e 2 milhões de maços de cigarros
Foto: Marcos Ermínio

A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira (22) o balaço das ações no primeiro quadrimestre deste ano em Mato Grosso do Sul. Foram 55,695 toneladas de drogas aprendidas e 2.680.390 milhões de cigarros contrabandeados apreendidos. Conforme o balanço, houve redução no número de crimes como roubo e homicídio, porém aumento nos casos de feminicídio se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, houve uma redução de 13,3% nos casos de homicídio doloso, sendo que no ano passado foram registrados 150 casos contra 130 deste ano. Homicídios culposos no trânsito também diminuíram se comparado ao ano passado, foram 88 casos nos quatro primeiros meses de 2018 e 72 casos no mesmo período deste ano, o que representa uma redução de 18,2%. Nos casos de latrocínio, roubo seguido de morte, foram sete casos no ano passado e cinco neste ano.

Feminicídio foi o único crime que teve aumento, no ano passado foram 12 casos e no mesmo período deste ano 13 casos já foram registrados conforme informações da Polícia Militar. Para a prevenção desses tipos de crime, a PM conta com o programa chamado Promusse (Programa Mulher Segura). “Esse programa orienta sobre o combate à violência contra a mulher e fiscaliza medidas protetivas”, explica o comandante-geral Waldir Ribeiro Acosta, porém ainda não são todos os batalhões que possuem esse programa.

PM já apreendeu mais de 55 toneladas de drogas e 2 milhões de maços de cigarros
Foto: Marcos Ermínio/Midiamax

Com relação aos roubos, o que mais mostrou uma queda expressiva foram os praticados em estabelecimentos comerciais que diminuiu de 209 para 129, seguido de roubo a veículos que caiu de 290 para 207 nos primeiros meses do ano e roubos em via pública que apresentou uma queda de 26,1%.

A diminuição segundo o comandante Acosta se deve ao fato do trabalho conjunto entre segurança pública, mídias e população. “Colocamos as guarnições nas ruas. A população precisa registrar o boletim de ocorrência que é muito importante aqueles que tem câmeras com imagens também podem ajudar com a divulgação dessas imagens”.