Médico cardiologista é preso durante operação da Polícia Federal na Capital
Fraude em licitações e desvio de materiais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fraude em licitações e desvio de materiais
Um médico cardiologista concursado do Hospital Universitário de Campo Grande, e que também atuava no Hospital Regional e na Cassems foi preso nesta quinta-feira (25) durante Operação Again deflagrada pela Polícia Federal.
Informações seriam de que o médico já estaria com uma tornozeleira eletrônica, sendo conduzido para a sede da Polícia Federal, na Capital. Duas clínicas na cidade, especializadas na comercialização de marcapassos e stent, também foram alvos da operação.
Contratos de 2014 a 2017 estão sendo analisados por peritos para averiguar possíveis desvios em materiais. Segundo a PF, o desvio de verbas chega a R$ 3 milhões e 200 mil. 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Campo Grande.
Há suspeita de que servidores públicos participavam do esquema com recebimento de vantagens ilícitas das empresas envolvidas nas fraudes. As propinas recebidas pelos servidores eram feitas de várias formas, como pagamentos de viagens e transferências de veículos de alto valor.
‘Sangue Frio’
Em 2013 a Polícia Federal deflagrou a Operação Sangue Frio, onde integrantes da quadrilha fraudava licitações e superfaturava serviços. A quadrilha controlava os grandes hospitais do estado e orientava assinatura de contratos, além de dar a direção para o repasse de verbas do SUS. A época, os pacientes eram enviados à clínica particular, de propriedade do médico Adalberto Siufi, e o pagamento era feito com base na tabela do SUS, acrescido de 70%, fato proibido por lei.
Outras operações
Em novembro de 2017 a Polícia Federal deflagrou a Operação Marcapasso para cumprir 137 mandados em 10 estados brasileiros, sendo um deles Mato Grosso do Sul. A operação era contra a fraude em licitações para a aquisição de equipamentos médicos.
As fraudes aconteciam para a aquisição de equipamentos chamados OPMEs (órtese, próteses e materiais especiais) de alto valor e grande custo para o sistema de saúde.
Notícias mais lidas agora
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
Últimas Notícias
Bandido que tentou roubar carro forte é morto em confronto com a polícia em Campo Grande
Havia um mandado de prisão expedido contra o bandido
[ BASTIDORES ] Político tenta justificar compra de votos de aliado: ‘ele é rico’
Postulante a cargo público foi eleito e respondeu questionamento de reportagem apenas uma semana depois
Embate entre Lula e Netanyahu traz consequências até na Tríplice Fronteira
Ameaça real Com o presidente Lula da Silva declarado persona non grata pelo premiê israelense Benjamin Netanyahu, a interface dos Governos na inteligência é zero, ao contrário da que o país do Oriente Médio mantém com a Argentina. Autoridades brasileiras diplomáticas e policiais, em especial, estão no escuro, sem informações sobre eventual entrada na Tríplice…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.