VÍDEO: presos comemoram morte na Máxima em guerra entre facções

Detento foi encontrado enforcado mas áudio comprova rivalidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Detento foi encontrado enforcado mas áudio comprova rivalidade

Um vídeo encaminhado para a redação do Jornal Midiamax, mostra que a morte do detento Makanaky Nobre dos Santos Nascimento, de 26 anos, não tratou-se de um suicídio como suspeitou-se inicialmente, mas sim um assassinato, tendo como pano de fundo a disputa entre integrantes do Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital, facções que dominam os presídios de todo Pais.

Makanaky foi encontrado morto pendurado na janela do banheiro de uma das celas do pavilhão 2 da Penitenciária de Segurança Máxima, com uma corda amarrada ao pescoço. No vídeo, é possível ouvir outro detento comemorar a morte de um “CVzão”, em alusão à facção rival.

As rebeliões em vários presídios do País e esta morte em Campo Grande, deixam em alerta as autoridades de Mato Grosso do Sul quanto a acontecimentos que estariam programados para este fim de semana.

A disputa pela liderança no Presídio de Segurança Máxima da Capital, já ocasionou a transferência de alguns internos para outros estabelecimentos prisionais. De acordo com levantamentos feitos pela equipe de inteligência da Agepen (Agência Penitenciária), 33 detentos estariam marcados pela facção rival e por isto, 18 deles foram transferidos no final do ano passado.

A “guerra” vem se desenrolando há algum tempo, mas o o episódio de Manaus, no início desta semana, no qual vários detentos apontados como membros do PCC foram mortos e decapitados, “incendiou” a disputa, levantando a suspeita de que seja uma ação coordenada entre as lideranças de facções espalhados por todo o País.

O vídeo permanece em desfoque, por conter cenas fortes.