Objetivo era coibir predatória e outros crimes ambientais

A Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou na quarta-feira (23) a Operação , com encerramento nesta segunda-feira (28). O foco da fiscalização foi prevenir a pesca predatória, pois, devido a tradição religiosa de se comer carne de peixe durante a semana santa, aumenta-se o número de turistas de dentro e fora do Estado nos rios.

De acordo com o site Dourados News, a Operação contou com efetivo de 320 homens. A equipe realizou fiscalização nos rios Paraguai, Anhanduí, Pardo, Aquidauana, Miranda, Piriqui, Correntes e Taquari. Além disso, foram feitas barreiras e combate ao desmatamento, poluição, extração ilegal de madeira, carvoarias irregulares e outros crimes ambientais contra flora e fauna, inclusive, com visitas preventivas às propriedades rurais.

Durante a operação foram 17 autuados, número menor que as do ano passado, que teve 26 autuações. Porém, a quantidade de pescado apreendida foi mais que o triplo em relação a 2015: 163 kg, contra 50 kg da operação passada. As multas variaram de R$18.320,00 a R$ 22.280, tanto neste ano quanto no ano passado.

Com exceção de dois presos por tráfico de drogas e uma autuação por desmatamento ilegal e uma por poluição, devido ao lançamento de esgotos ilegalmente, todas as infrações foram relativas à pesca. Dos 14 restantes, três foram presos por pesca predatória e 12 foram autuados por pescar sem licença, o que não é crime, mas somente infração administrativa.

Supervisão Aline Machado