Leiturista de energia é preso por receber ‘caixinha’ para reduzir conta

Empresa denunciou o suspeito

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Empresa denunciou o suspeito

Na manhã desta quinta-feira (12), o leiturista Daniel Ramirez, de 34 anos, e o comerciante Dejailton Galdino dos Santos, de 34 anos, foram presos em flagrante por corrupção ativa e passiva. O funcionário terceirizado da Energisa, como pontuado pela empresa, e o dono de um supermercado da Capital, foram detidos por irregularidades nas contas de luz do estabelecimento. Outras pessoas também estariam envolvidas no esquema.

Conforme o boletim de ocorrência, foi constatado que Daniel, contratado de uma empresa terceirizada, que fazia leitura dos relógios de luz para a Energisa há pelo menos seis anos, fazia o lançamento dos Kilowatts (Kws) com valor inferior ao efetivamente consumido pelo mercado e, em troca, recebia do proprietário do estabelecimento R$ 200 por mês. Consta no registro policial que, só no supermercado ‘2 Irmãos’, deixaram de serem computados aproximadamente 29.000 Kw.

Ainda segundo a polícia, todo mês o estabelecimento consumia aproximadamente 2.000 Kw, mas apenas 600 Kw eram computados. A quantia lançada por Daniel na máquina registradora da unidade só diminuía, então, outros funcionários da Energisa passaram a desconfiar. Nesta manhã, os funcionários aguardaram Daniel fazer a leitura para, depois, constatarem a fraude.

Assim que o rapaz saiu do supermercado, foi abordado e confessou o crime. Ele revelou que ganhava R$ 200 mensais para diminuir a conta do estabelecimento e o proprietário da unidade consumidora também acabou detido. Na casa de Daniel ainda foram encontradas mais 47 contas de energia, de outras pessoas, com adulterações no lançamento.

Os dois envolvidos foram presos pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) da 5ª Delegacia de Polícia Civil por corrupção ativa e levados para a unidade policial. 

Ao Midiamax a Energisa informou que “Não compactua com este tipo de conduta, seja na sociedade, em seu quadro funcional ou no de empresas contratadas. A concessionária preza pela atuação dentro das normas vigentes com foco na qualidade dos serviços prestados.”

Confira a nota na íntegra:

“Durante inspeções de rotina realizada em unidades consumidoras da Cidade de Campo Grande, baseadas em informação do sistema inteligente de combate a perdas da companhia, a Energisa constatou irregularidade envolvendo o consumo de energia em pelo menos 50 clientes, de várias regiões da Capital. O caso está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.

A fraude constatada envolvia clientes e um leiturista de empresa terceirizada, que manipulava as leituras realizadas nas unidades consumidoras para reduzir o consumo registrado.

A Energisa reforça que não compactua com este tipo de conduta, seja na sociedade, em seu quadro funcional ou no de empresas contratadas. A concessionária preza pela atuação dentro das normas vigentes com foco na qualidade dos serviços prestados.

Para denúncias, o cliente deve sempre entrar em contato com a Energisa pelo 0800 722 7272.”

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