Após mortes na fronteira e assassinato de Rafaat, titular da Senad paraguaia renuncia
Ainda não há informações de quem será seu sucessor
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ainda não há informações de quem será seu sucessor
Cleto Luis Alberto Rojas Ramirez deixou nesta segunda-feira (20) a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas). A renúncia veio oito horas depois da confirmação da morte de Vivian Paredes Romina Zanotti Cavazzoni, de 3 anos, atingida por um tiro na cabeças na noite de sábado (18) durante uma operação de agentes da polícia paraguaia.
A renúncia também aconteceu uma semana após a morte do empresário Jorge Rafaat Toumani que foi atacado por um grupo de pessoas com fuzis AK 47 e Mag antiaérea e metralhadoras na noite do dia 14 de junho. Os suspeitos estariam em três veículos.
De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, assim que recebeu a informação da morte da criança Rojas se reuniu com presidente paraguaio Horacio Cartes, em Mburuvichá Roga, e pediu sua renúncia que foi aceita pelo presidente. Rojas não explicou o que realmente aconteceu na noite de sábado, mas pediu que o incidente seja esclarecido.
Rojas disse que assumia “o peso da tragédia como um responsável político” da Senad e disse que o que aconteceu foi algo “inexplicável” um ato “com extrema violência, injustificável, que o Estado não pode permitir.” Ele disse que estava em paz sobre tudo por que a família da menina o recebeu e manifestou sua confiança. Ainda não há informações de quem será seu sucessor.
Ação policial
Segundo informações da imprensa paraguaia na sexta-feira (17) a polícia recebeu a informação de que um grande carregamento de maconha chegaria a cidade de Nueva Italia. No sábado três vans da Senad e uma do Ministério Público seguiram para o local informado de desembarque da droga, mas no caminho avistaram que uma caminhonete branca que acelerou ao avistar os policiais.
A caminhonete entrou em uma plantação de cana-de-açucar. Os policiais então atiraram contra a caminhonete que parou a cerca de 200 metros de distância. Os policiais se aproximaram do veículo seguros de que encontrariam traficantes, mas em seu interior encontraram quatro pessoas da mesma família.
No veículo estavam Ulrich Zanotti Cavazzoni, que dirigia a caminhonete, sua esposa Ana Franco Zanotti Cavazzoni, o filho do casal Alexandro Cavazzoni Amadeo Franco Zanotti , de 30 anos e Vivian Paredes Romina Zanotti Cavazzoni, de 3 anos. A Operação foi interrompida e as vítimas encaminhadas para o hospital mais próximo.
Justiça
No início da noite desta segunda-feira (19) várias pessoas se reuniram na praça Emiliano R. Fernández, em frente à igreja e da cidade, no distrito de Guarambaré, para exigir justiça e o esclarecimento dos fatos. A convocação para o protesto foi feita por redes sociais e estação de rádio local, Rádio Sul. Com velas e cartazes iluminados a população exigiu justiça e pediu para que uma tragédia semelhante nunca mais aconteça.
Por volta das 20h30 o caixão da menina chegou e uma multidão seguiu em cortejo até a casa dos avós maternos onde a menina vivia com seus pais. Ela foi sepultada no início da tarde desta terça-feira (21).
O juiz Leonardo Lesme ordenou que os nove policiais envolvidos sejam enviados para a prisão Tacumbú. Já a defensora de vários agentes, Ana Maria Arréllaga solicitou que seus clientes sejam encaminhados à prisão militar Viñas Cué, temendo por suas vidas, mas o juiz rejeitou este pedido.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.