Agentes e policiais de MS vão a Brasília e protestam contra PEC e Projeto de Lei

Participaram de marcha

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Participaram de marcha

Aproximadamente 15 mil servidores de todo país se reuniram em uma marcha pela Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), na terça-feira (13). Agentes penitenciários e policiais civis de Mato Grosso do Sul também compareceram. A marcha foi uma forma de protestar contra a PEC 241 e o PLP 257, e começou no Museu Nacional, encerrando no Ministério da Fazenda.

A PEC 241 implementa o teto para os gastos públicos nos próximos vinte anos e segundo os sindicatos dos oficiais, irá afetar diretamente a educação e as áreas prioritárias da Seguridade Social, ou seja, saúde, previdência e assistência social. Se o projeto for aprovado, pode haver redução de investimentos em políticas públicas essenciais, fazendo com que programas que assistem à população sejam descaracterizados ou extintos.

Já o PLP 257 prevê medidas de contenção de custos que vão do arrocho salarial dos servidores públicos à privatização de empresas estatais. Caso aprovado, o texto ainda pode abrir possibilidade para o descumprimento da política de valorização do salário mínimo.

O vice-presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária) Lourival Mota ressaltou o protesto por parte dos agentes “Neste momento o nosso maior objetivo demonstrar ao governo que estamos unidos no enfrentamento desses projetos que pretendem retirar os nossos direitos, o que irá prejudicar não somente a classe dos servidores, mas também a sociedade que sofrerá com a falta de serviços ligados a saúde, educação e segurança pública”.