A partir deste sábado, MS tem reforço de policiais para este fim de ano

Lançamento de campanha foi neste sábado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lançamento de campanha foi neste sábado

Em solenidade realizada neste sábado (3), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), juntamente com o secretario da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, lançou a campanha “Cidade Segura”. Esta fará com que, a partir desta data, até o dia 08 de janeiro, seja reforçado o efetivo de policiais na Capital e no interior.

Segundo Azambuja, esta mudança é por conta do período de maior fluxo de dinheiro. “Neste período as pessoas recebem o 13º por exemplo e juntamente com os salários normais há um maior fluxo de valores nas cidades. Com este aumento no número de policiais pode garantir maior segurança a população”.

As ações de segurança começaram nesta data, logo após a cerimônia e fazem parte de uma parceria entre a Sejusp e a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Conselhos Comunitários de Segurança.

A estratégia é reforçar com mais 400 homens o efetivo policial de todas as unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano. Atualmente, o CPM conta com 900 policiais que também atuarão na “Cidade Segura”, totalizando 1.300 policiais a mais.

Os trabalhos serão feitos com rondas ostensivas e preventivas nas principais avenidas e ruas de todas as regiões da cidade, em shoppings, centros comerciais e feiras livres, em todo o horário comercial e uma hora após o fechamento do comércio.

Entregas

Durante a solenidade foram entregues 12 caminhonetes 4X4, sendo 8 para a Polícia Militar, 2 para a Polícia Civil e 2 para o Corpo de Bombeiros e mais 6 viaturas para a Coordenadoria Geral de Perícias, que foram recebidos do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), como contrapartida pelo efetivo enviado pelas forças para trabalhar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Também foram entregues 165 armas, entre elas 93 carabinas 5.56, sendo 73 para a Polícia Militar e 20 para a Polícia Civil, 70 pistolas semiautomáticas, calibre .40, sendo 58 delas para a PM e 12 para a Polícia Civil e mais 13.258 munições que serão dividas entre as duas forças, 238 equipamentos diversos para a PM e 206 equipamentos de proteção pessoal para a Polícia Civil.

Azambuja relatou que está previsto para o ano que vem a entrega de outras 300 viaturas, como parte do programa MS Mais Seguro, que tem um investimento total de R$ 96 milhões.

Comércio

Com relação ao movimento do comércio, a expectativa é de que aproximadamente 350 mil pessoas circulem pelo centro de Campo Grande, segundo a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).

João Carlos Polidoro, presidente da ACICG, destacou a importância do aumento do efetivo. “Esta é uma época em que há grande aumento do fluxo de pessoas e o reforço é imprescindível para dar segurança a população”.

Desconto

Os servidores estaduais, a partir de segunda-feira (5), terão descontos especiais em 80 lojas do comércio da Capital. Os descontos irão variar de 5% a 50% nas compras. Esta parceria foi firmada e assinada entre a ACICG e Governo do Estado, no ato desta manhã.

Segundo o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, este convênio já existia deste o ano passado e agora foi renovado com 42 empresas parceiras, além de que não será somente no mês de dezembro e sim para todo 2017.

A lista das lojas parceiras estará disponível no site www.servidor.ms.gov.br, a partir da próxima segunda-feira.

 

Conteúdos relacionados

Presídio de regime semiaberto da Gameleira. Foto: Divulgação