O preso rompeu uma tela de proteção do estabelecimento penal e fugiu após pular o muro.

Hailton Francisco da Conceição, de 18 anos, fugiu do Ptran (Presídio de Trânsito), localizado no Jardim Noroeste, na tarde desta sexta-feira (06). Hailton que estava preso deste o dia 29 de janeiro rompeu uma tela de proteção do estabelecimento penal e fugiu após pular o muro.

Na última segunda-feira (2), o detento Wagner Pereira Colaneri, de 30 anos, pulou os alambrados conseguiu o muro do presídio e também fugiu do Ptran. Minutos depois foi recapturado, ainda próximo à unidade, pela Polícia Militar.

De acordo com presidente do Sinsap-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Luiz Santiago, o preso com a ajuda de outro preso, identificado Wesley Duarte, romperam a tela de proteção do solário, local onde os detentos tomam banho de sol, para ter acesso ao muro.

Neste momento, um policial militar flagrou a fuga e atirou contra os presos. Com medo, Wesley recuou, momento em que Hailton pulou uma cerca com concertina e depois escalou o muro com ajuda de um fio arrebentado de bloqueadores de celular. O rapaz caiu no módulo de saúde, que apesar de ter sido inaugurado está desativado e assim conseguiu fugir.

Para Santiago, a situação no local é precária, após o fim das horas extras, apenas um agente penitenciário cuidava de 243 presos. “Isso é uma prova de fragilidade e insegurança. O sindicato aguarda uma resposta da reunião que teve com o governo do estado, mas até agora nada foi cumprido”, afirma.

Ainda segundo o presidente do sindicato, não existe policiamento na região dos presídios da Capital. “A Guarda Municipal, de forma voluntária, está fazendo rondas nas mediações dos presídios. No Presídio Aberto e Casa de Albergado, que fica na Vila Sobrinho, apenas um agente cuida de 527 detentos, tem servidores indo de forma voluntária para ajudar”, conta.

Hailton, que é de Andradina (SP), foi preso por reincidência de tráfico de drogas no dia 28 de janeiro, quando foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia Civil e depois para o presídio. Ele ainda possui passagens por assalto à mão armada, tráfico de drogas e aliciamento de menores.