PMA realiza educação ambiental referente à Semana da Água com Projeto Florestinha

A Educação Ambiental realizada pela PMA não se resume às datas comemorativas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Educação Ambiental realizada pela PMA não se resume às datas comemorativas

A Educação Ambiental tem sido a tônica nos trabalhos da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, a qual tem atuado prioritariamente, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM), que já atendeu com suas oficinas relacionadas a vários temas ambientais, mais de 230 mil alunos no Estado e do Projeto Florestinha, que além de atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social participantes do Projeto, ainda estes, desenvolvem a Educação Ambiental, por meio de oficinas, com palestras e teatro de fantoches.

A Educação Ambiental realizada pela PMA não se resume às datas comemorativas relacionadas aos temas ambientais, mas sim é um trabalho continuado que visa a mudança cultural, mostrando que o ambiente é um complexo e buscando à sensibilização pública, sobre a importância do equilíbrio ambiental como forma de manter os serviços ambientais em qualidade, como forma de gerar e manter qualidade de vida. No ano passado, o Núcleo (NEAM) atendeu 25.912 alunos em Miranda. Destes, 2100 foram indígenas das escolas das aldeias, enquanto o Projeto Florestinha realizou trabalhos de Educação Ambiental para 7.870 alunos de escolas públicas e privadas da Capital e Interior. São as próprias crianças que realizam as palestras.

Além da comemoração à Semana da Água, em razão do dia 22 de março (Dia Internacional da água), no dia 19 de março, a Polícia Militar Ambiental comemorou 28 anos de sua criação. De um trabalho inicial extremante repressivo em combate vencido contra os coureiros, em defesa do jacaré-do-pantanal, que chegou a figurar na lista de espécies em extinção, a PMA passa a priorizar a prevenção pelo policiamento ostensivo, mas principalmente pela Educação Ambiental.

PROGRAMAÇÃO GERAL DA SEMANA (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL) – Na próxima semana (23 a 27 de março), o Núcleo de Educação Ambiental da PMA de Campo Grande, com Policiais Militares Ambientais de Dourados (MS), em parceria com a Prefeitura de Itaporã (MS), por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizarão durante toda a semana, atividades de Educação Ambiental, em comemoração à Semana da Água e Aniversário da Polícia Militar Ambiental. Serão atendidos em torno de 3.500 alunos das escolas públicas e privadas durante a semana, no ginásio poliesportivo da cidade.

PROGRAMAÇÃO GERAL DA SEMANA (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL) – Itaporã.

23 a 27 de MARÇO

07h30min às 17h00 – (período matutino e vespertino) – Educação Ambiental (Itaporã) – Local – Ginásio Poliesportivo.

OFICINAS REALIZADAS – Oficinas temáticas:

1.                        Casa da Energia, com palestra sobre economia energia, matriz energética e fontes renováveis…

2.                        Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos…

3.                        Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres…

4.                        Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas à temática das águas no planeta…

5.                        Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos…

PROJETO FLORESTINHA (23 a 27 março) – CAMPO GRANDE

Na Capital, de 23 a 27 de março, o Projeto Florestinha, que também no local onde funciona o Projeto Social (Parque Cônsul Assaf Trad), em parceira com a Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), funciona também um centro de Educação Ambiental (CEA/FLORESTINHA), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR), trabalhará em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e realizará também trabalhos de Educação Ambiental, recebendo todas as tardes alunos, em oficinas com vários temas ambientais e teatro de fantoches.

OBSERVAÇÃO: Como o Centro de Educação Ambiental está em obras, a maior parte das atividades ocorrerão no quartel da Polícia Militar Ambiental (no Parque das Nações Indígenas). No Parque Cônsul Assaf Trad, se houver tempo, haverá apenas uma trilha com os alunos e plantio de mudas nativas, com palestras sobre desmatamentos e a importância da flora, no final da tarde.

Ao todo serão atendidos em torno de 300 alunos das seguintes escolas municipais:

23/03 – E.M. Ione Catarina Gianote Igydio.

24/03 – E.M. Nazira Anache.

25/03 – Nazira Anache.

26/03 – Ione Catarina Gianote Igydio.

27/03 – Vanderlei Rosa de Oliviera.

O Comando da PMA considera extremamente prioritário o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação criada no seio da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora. Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está-se fiscalizando o futuro, com a prevenção.

Conteúdos relacionados