PMA apreende carga de madeira e aplica multa de R$ 14,7 mil em pecuarista

Foram apreendidos 40 palanques

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foram apreendidos 40 palanques

Policiais Militares Ambientais de Bonito, 261 quilômetros de Campo Grande, apreenderam uma carga ilegal de madeira da espécie aroeira. A madeira dessa espécie protegida por lei era transportada em um caminhão VW 1200, sem o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal.

Foram apreendidos 40 palanques e nove firmes de madeira, bem como o veículo. A carga saiu de uma fazenda em Corumbá e seguia para outra propriedade rural em Porto Murtinho.

O veículo e a carga foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Bonito. O proprietário da madeira, de 45 anos, residente em Bonito foi multado em R$ 14.700,00. Ele responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.  

Conteúdos relacionados