MPE denuncia quadrilha que enviava drogas de MS para outros estados

Operação Diáspora desmantelou esquema

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Operação Diáspora desmantelou esquema

Doze integrantes de facção criminosa, formada por pelo menos duas quadrilhas, podem ser presos após o MPE (Ministério Público Estadual) propor ação penal em desfavor do grupo, especialista em distribuir remessas de drogas saindo de Coronel Sapucaia e Amambai para outros Estados. A investigação é oriunda da Operação Diáspora, elaborada pela Polícia Federal de Ponta Porã.

Conforme o Promotor de Justiça, Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Amambai, a facção começou a ser investigada devido a Diáspora porque eles distribuíam drogas para cidade fronteiriça, bem como para municípios de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná.

Na denúncia consta que adolescentes eram usados como ‘mula’ e para despistar a polícia a comunicação era feita em guarani, idioma oficial do Paraguai. No decorrer da apuração houveram prisões preventivas, cumprimento de mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas e bens, além da apreensão de pouco menos que seis toneladas e meia de drogas.

Ainda de acordo com o Promotor de Justiça, o esquema criminoso, voltado ao narcotráfico interestadual, se apresentava como uma verdadeira corporação com estrita organização e subdivisão hierárquica, composta por membros da liderança e gerência, que desempenhavam suas funções com controle de obediência de seus empregados, todos visando a mercancia de drogas e o lucro fácil, com conexões variadas no mercado.

Conteúdos relacionados

Presídio de regime semiaberto da Gameleira. Foto: Divulgação