Gaeco e Sejusp deflagram Operação Progresso em presídios e residências de MS
Por conta das últimas ocorrências, a ação foca o combate ao tráfico de drogas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por conta das últimas ocorrências, a ação foca o combate ao tráfico de drogas
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) deflagraram na manhã desta terça-feira (3), em Campo Grande, a “Operação Progresso”. Equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do BPChoque (Batalhão de Policiamento de Choque), e da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
A ação que é resultado em mais de quatro meses de investigações e resultou no cumprimento de mais de 10 mandados de busca e apreensão, sendo quatro deles em residências espalhadas pela cidade e outros seis no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), Presídio Semiaberto da Gameleira, PED (Presídio Estadual de Dourados) e também nas unidades prisionais de Corumbá. Além disso, no decorrer das investigações foram lavrados quatro autos de prisão em flagrante, nos quais seis pessoas foram autuadas e presas.
Foram cumpridos nos presídios seismandados de prisão contra indivíduos que quando soltos tiveram envolvimento com o narcotráfico, que tiveram ainda as celas onde cumprem penas revistadas, sendo nestes locais apreendidas diversas anotações que comprovam a ligação com grupos criminosos.
Já nas residências foram apreendidos mais de R$ 11 mil em espécie, vários aparelhos de telefones celulares, um veículo importado de luxo e uma motocicleta, além de mais anotações que terão as informações cruzadas com aquelas encontradas nos presídios.
Ao todo foram expedidos a pedido do Gaeco, 10 mandados de prisões preventivas, seis contra internos dos presídios e outros quatro contra pessoas em liberdade, sendo que destas, apenas uma foi presa. De acordo como promotor Marcos Alex Vera Oliveira, coordenador do Gaeco, dois suspeitos já estavam foragidos e um terceiro continua sendo procurado pela polícia.
“A ação teve início às 4 horas da manhã de hoje nos presídios e às 6 horas com a entrada dos policiais nas residências para as quais foram expedidos mandados de busca e apreensão e, consideramos a ação sucesso total, porque precisávamos comprovar a ligação entre essas associações criminosas e isso foi feito”, explica o coordenador do Gaeco.
A ação batizada de “Operação Progresso” tem como objetivo a desarticulação de indivíduos e associações criminosas ligadas como tráfico de drogas. “Progresso é o indivíduo dentro de grupos criminosos que tem o papel de levantar recursos, como a ideia é justamente tirar essas pessoas de circulação, optamos por essa denominação”, finaliza Marcos Alex.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.